Os dólares estão aqui e o mundo aposta no brasil.odt

3090 palavras 13 páginas
São Paulo - Se a história econômica mundial fosse contada em fábulas, a do Brasil poderia ser descrita assim: era uma vez um país vasto, rico em recursos naturais e com uma população grande e trabalhadora. Tinha tudo para dar certo, mas erros sucessivos, visões de curto prazo e bruxarias econômicas da pior espécie acabaram por jogá-lo num período de trevas e privações.

O país corrigiu vários de seus erros, tirou ensinamentos daqueles dias tenebrosos e entrou no admirado grupo dos emergentes. Os estrangeiros voltaram a se encantar, enxergando no horizonte uma nova era de prosperidade. Fim.

A vida real, claro, é bem mais complexa do que as histórias infantis. O Brasil continua a ser um paraíso para burocratas e políticos corruptos. Suga com enorme avidez o contribuinte e devolve serviços básicos de péssima qualidade e uma infraestrutura capenga. Insiste em manter — e criar — regras complexas e anacrônicas.

É o lado vilão de um país que, aos olhos do mundo, cada vez mais toma a feição de herói. Ambos são reais e se sobrepõem. Mas o lado bom do Brasil parece ter força suficiente, neste momento do mundo, para convencer investidores internacionais de que aqui há, sim, um terreno fértil para anos de crescimento, com a estabilidade necessária.

Nunca atraímos tanto capital produtivo. Foram 220 bilhões de dólares no período que vai de 2005 a 2011. “E serão pelo menos mais 250 bilhões até 2016”, diz Luis Afonso Fernandes Lima, economista-chefe da Telefônica e presidente da Sociedade Brasileira de Estudos de Empresas Transnacionais.

No ano passado, o Brasil alcançou o quarto lugar no ranking dos países que mais recebem investimento produtivo, atrás apenas de Estados Unidos, China e Reino Unido. Entraram 67 bilhões de dólares. Desse total, 90% foram direcionados a novos projetos ou à expansão de capacidade de produção — apenas uma fração foi usada na aquisição de empresas.

Segundo projeções do banco de investimento Credit Suisse, até 2014 o Brasil deverá

Relacionados