Os diversos rostos da infância

Páginas: 5 (1063 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2011
Introdução

As diferentes concepções na formação da infância e a contribuições dos aspectos históricos filosóficos e sociais propõe o diálogo e a reflexão sobre as diferentes formas de conceber a infância. O objetivo é conscientizar a problematização das questões relacionadas à criança e sua educação.

A construção histórico-filosófica do conceito de infância

O impulso da reproduçãodemonstra a importância que tem, para o homem, a vivência de sua experiência exterior em que medida isto o ajuda a conhecer o mundo que o rodeia.
Infância é um conjunto de crenças que norteiam a conduta dos indivíduos, permitindo assumir novos papéis na vida.
A construção do autoconsciente é gradual, é um processo lento que se dá ao longo da vida. É construído desde os primeiro anos de vida. Os paise outras pessoas que são significativas para a criança influenciam grandemente. Eles constantemente estão lhe dando informações e mensagens sobre suas habilidades, valores, destrezas ou a falta deles. Essas experiências e as interpretações que a criança faz, influencia no desenvolvimento. Como sofre as influências, assumem uma posição mais moderada, admitindo tanto a estabilidade como a mudança.A infância deve ser compreendida como um modo particular de se pensar a criança, e não um estado universal, vivida por todos do mesmo modo. É urgente desvincularmos a concepção de criança e de infância de uma idéia pré-concebida, seja qual ela for. Até chegarmos à concepção pós-moderna, refletindo e analisando sobre o assunto.
A palavra infância vem do latim, e refere-se ao indivíduo que aindanão é capaz de falar. Essa incapacidade, atribuída à primeira infância, estende-se até os sete anos, que representaria a idade da razão. Percebe-se que a idade cronológica não é suficiente para caracterizar a infância.
Infância tem um significado como qualquer outra fase da vida, esse significado é função das transformações sociais. Toda sociedade tem seu sistema de classes de idade e a cada umadelas é associado um sistema de status e papel.
Analisamos o conteúdo de ordem ideológica da imagem infantil, abarcando os períodos da Idade Média, do Renascimento, do Barroco, do Academicismo, e do Realismo, com a intenção de mostrar o processo de transformação social e saber que a criança recebeu tratamentos diferenciados, decorrentes a cada época.
O conceito de infância passou diversastransformações. Antigamente a criança era considerada um adulto em miniatura por não haver distinção entre o mundo adulto e o mundo infantil, ou seja, a criança se “ingressava na sociedade dos adultos”. Mas ocorreu uma mudança na perspectiva de criança. A sociedade passou a prezar pela inocência. Separando-a da vida dos adultos ao enclausurá-la na instituição escolar sob vigia dos professores. E porfim, um terceiro período é caracterizado pela consolidação do conceito de infância. Neste período, a criança começa a ocupar o lugar central da família.
Vários caminhos foram trilhados pela educação da infância e o seu vasto contexto social, desde o início da colonização do Brasil, junto as transformações que começaram a se processar na transição da sociedade moderna. O multiculturalismo estápresente nesta tese que encaminham a uma discussão sobre a existência social da criança, dentro dos espaços sociais como família e escola.
Resgatar os acontecimentos históricos da infância de diversas épocas da história, e com um vasto contexto social e cultural, junto a diferentes documentos pesquisados, faz com que testemunhemos o resultado do papel da criança na sociedade. Pais, professores,vizinhos, gente rica, gente pobre, indígenas, reis, etc., são representantes da construção da infância no passado e dos dias atuais.
No século XVIII, o século da Luzes defendia a escola leiga, universal e gratuita. Acreditava na autonomia da razão. A pedagogia é inserida no currículo da Universidade de Halle. A educação com organização de massas, submetendo-as à disciplina.
No século XIX as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diverso rostos da infância
  • Diversos rostos da infancia
  • Os diversos rostos da infancia
  • Diversos rostos da infância
  • Os diversos rosto da infância
  • Diversos rostos da infância
  • Os diversos rostos da infancia
  • Diversos rostos da infancia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!