Os “diversos rostos da infância” e suas respectivas formas de educação

Páginas: 10 (2301 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2011
A CONSTRUÇÃO HISTÓRICO-FILOSOFICA DO CONCEITO DE INFÂNCIA

OS “DIVERSOS ROSTOS DA INFÂNCIA” E SUAS RESPECTIVAS FORMAS DE EDUCAÇÃO

Desafio de aprendizagem da Disciplina de Fundamentos Filosóficos da Educação do Curso de Pedagogia da Universidade Anhaguera-Uniderp.
.

Osasco/SP

2011

RESUMO

Ao elaborar estetrabalho teve como objetivo refletir sobre A Construção histórico-filosófica do conceito de infância, tendo como questão central Os “diversos rostos da infância” e suas respectivas formas de educação. Em primeiro momento quando nos pensamos diversos rostos da infância a imagem que nos vem à mente é de pureza e serenidade por traz de um olhar inocente e verdadeiro, porém se deixarmos os fatos falarem porsi só, nos deparamos com marcas de uma história, tão visível e profunda no rosto de nossa infância que vem sendo dia após dia pronunciado pelo tempo.

Palavras-Chave: Crianças – Infância - História

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 5

2. OS “DIVERSOS ROSTOS DA INFÂNCIA” E SUAS RESPECTIVAS FORMAS DE EDUCAÇÃO. 6

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 8

4. REFERÊNCIAS 9

INTRODUÇÃO

Neste trabalhopudemos analisar as diferentes faces da criança, desde a educação severa das escolas do inicio do século passado, ate o ensino mais interativo, onde as professoras tentam interagir com a criança, utilizando material pedagógico de acordo com a faixa etária e trazendo o seu cotidiano para os estudos.

Verificamos que o tratamento que uma pessoa recebe na sua infância será refletido na sua vida adulta.Utilizamos como fonte de apoio, textos (filosóficos de renomados filósofos focados no processo da educação) e filmes ( onde as crianças são expostas a situações que não condizem com suas respectivas idades).

No desenvolvimento deste, verificamos o desenvolvimento da educação, o impacto da influência que os adultos possuem sobre a criança e a necessidade do desenvolvimento de escolaspróximas ao mundo da criança, preservando sua inocência, mas mantendo regras e organização, para que as crianças saibam conhecer os limites e possam aprender brincando, sendo crianças, para instigar a vontade de aprender, de conhecer.

OS “DIVERSOS ROSTOS DA INFÂNCIA” E SUAS RESPECTIVAS FORMAS DE EDUCAÇÃO.

A educação não é a simples transmissão da herança dos antepassados para as novas gerações,mas o processo pelo qual também se torna possível a gestação do novo e a ruptura do velho. Evidentemente, isto ocorre de maneira variável, conforme sejam as sociedades estáveis ou dinâmicas. (ARANHA, 2006, p. 31)

Da antiguidade a Idade Média, não existia o sentimento de infância que temos hoje. Naquela época, as crianças eram vistas como adultos em miniatura.

Para Aranha (2006), o fato denão existir o sentimento de infância, não significava que as crianças não fossem amadas ou atendidas nas suas necessidades, mas que elas não viviam separadas do mundo dos adultos.

Essa diferenciação por vez também não ocorria nas escolas, as crianças e os adultos dividiam o mesmo espaço, dificilmente os documentos medievais faziam referencia a idade dos alunos, pois, naquela época não se tinhaimportância.

A educação no mundo (isto inclui Brasil), há décadas traz um relatório de descasos e preconceitos, fatores que levou nossos educadores e educando adquirirem várias faces, cada um levando consigo uma história diferente.

Ainda na Antiguidade, quando a educação era realizada dentro da própria casa e depois com o feudalismo onde só os filhos (HOMENS), dos senhores feudais tinham odireito de ser “educado”.

É por volta do século VI a.C. que surgem as primeiras escolas, com intenção de atender aos filhos da “nobreza/elite”. Neste período também surgiram às escolas nos mosteiros onde os alunos aprendiam latim e humanidade, e os melhores alunos prosseguiam nos estudos de filosofia e teologia (neste período predominava o catolicismo).

A escola institucionalizou-se de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Os “diversos rostos da infância” e suas respectivas formas de educação.
  • Os diversos rostos da infância e suas respectivas formas de educação
  • Os diversos “rostos da infância” e suas respectivas formas de educação
  • Os diversos rostos da infancia e suas respectivas formas de educação
  • Diversos rostos da infancia e suas respecivas foramas de educaçao
  • Os diversos rostos da infância
  • Diverso rostos da infância
  • Os diversos rostos da infância

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!