Os diminutivos –inho / -zinho e suas variações

Páginas: 7 (1588 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC
CURSO DE LETRAS

DANIELA FERREIRA PACHECO

OS DIMINUTIVOS –INHO / -ZINHO E SUAS VARIAÇÕES

CRICIÚMA, NOVEMBRO DE 2012

DANIELA FERREIRA PACHECO

OS DIMINUTIVOS –INHO / -ZINHO E SUAS VARIAÇÕES

Trabalho apresentado para cumprimento parcial da disciplina de Morfologia do Português no Curso de Letras da Universidade do Extremo SulCatarinense – UNESC, solicitado pela Profª. Daniela Arns.

CRICIÚMA, NOVEMBRO DE 2012

SUMÁRIO

5. JUSTIFICATIVA 4
6. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5
7. METODOLOGIA 8
8. REFERÊNCIAS 9

5. JUSTIFICATIVA

O presente trabalho tem por objetivo verificar os sufixos diminutivos que indicam noções de afeto, apreciação e depreciação com algo ou alguém envolvido na comunicação. É muito comum, na LínguaPortuguesa, empregar formas diminutivas com pessoas ou coisas que na realidade não são pequenas, mas que despertam sentimentos de ternura ou desprezo:
1. Que saudade da minha casinha!
2. Você gostaria mesmo de morar nesta casinha?
No primeiro caso, embora se tenha utilizado o sufixo diminutivo, não significa que a casa seja pequena e sim uma demonstração de ternura que o falante tem porseu lar. Já o segundo caso representa depreciação, porém a entonação de voz ajuda a reforçar o sentido irônico ou depreciativo do termo empregado no diminutivo.
Diante dos efeitos de sentido gerados pelo uso do diminutivo, o estudo tem o propósito de analisar a proporção dos sufixos –inho e –zinho, bem como as diferentes acepções destes formativos.
Tradicionalmente, nas gramáticas de modogeral, os estudos sobre o sufixo diminutivo exprimem a ideia de tamanho reduzido, no entanto, diversos autores de gramáticas normativas ressaltam que ele pode exercer outros sentidos e significados, dependendo do contexto utilizado pelo falante. “O caráter afetivo ou pejorativo desses diminutivos só se pode apreender pelo contexto, em situações de uso”. (FARACO; MOURA; MARUXO, p. 221).

6.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

OS DIMINUTIVOS –INHO / -ZINHO E SUAS VARIAÇÕES

Em muitas gramáticas do português brasileiro são apresentados sem muito detalhamento, listas com diversos tipos de sufixos diminutivos. Cunha & Cintra (2001, p. 90-91) apresentam uma lista dos principais sufixos diminutivos empregados no português:

-inho/a, -zinho/a, -ino/a, -im, -acho/a, ichola, -ucho/a, -ebre, -eco/a, -ela,-elho/a, -ejo, -ilhota, -ete, -eto/a, -ito/a, -zito/a, -ote/a, -isco/a, usco/a, -ola

No entanto, os elementos mais utilizados principalmente na língua falada são os sufixos –inho e –zinho que além de assinalarem um grau diminutivo eles indicam afeto e emotividade.
Conforme Costa (2002, p.126) o uso de uma ou de outro será determinado de acordo com a sequência de segmentos que formam a últimasílaba da base. As bases terminadas em vogal átona geralmente formam diminutivos com –inho, porém, considerando que não há uma regularidade, poderá haver o uso do –zinho neste mesmo contexto.
Para a autora, os falantes não apenas utilizam-se dos itens lexicais da língua portuguesa como também se apropriam de novas palavras que fazem parte de sua competência lexical.
Raramente ocorre o uso de–inho no contexto em que a forma prevista seria –zinho, como no caso das variações regionais como em “painho” e “mainha” utilizados por falantes da região nordeste do país, essas são variações que demonstram sentimentos de carinho e afeto entre os falantes dessa região.
Por outro lado, ocorre com maior frequência, casos em que o falante aplica o sufixo –zinho nas formações lexicalizadas em –inho: comoa palavra “devagarzinho” que alternam para “devagarinho”.
Visto que há variações irregulares entre os dois sufixos, leva-se em consideração a intenção do tom, que se pretende enunciar, se pejorativo, carinhoso. “Fora da ideia de tamanho, as formas diminutivas podem traduzir nosso desprezo, a nossa crítica, sentido pejorativo e a ideia de pequenez associa-se à de carinho”. (Bechara 1999: 140)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diminutivo
  • VARIAÇÕES
  • variações
  • Variaçoes
  • Variações
  • Diminutivos espanhol
  • ABC-zinho
  • Aumentativo e Diminutivo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!