Os diferentes níveis do desenvolvimento das sociedades

Páginas: 8 (1824 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
Os diferentes níveis do desenvolvimento das sociedades

O subdesenvolvimento é na perspectiva marxista fruto de:
colonização;
pilhagem do Sul pelo Norte;
demografia galopante;
culpa dos países colonialistas.
O subdesenvolvimento remonta à revolução industrial, já que até então as diferenças relevantes que existiam entre os diferentes países se deviam fundamentalmente ás estruturas sociaise religiosas dos referidos países.
Embora a Revolução Industrial tenha surgido na Inglaterra, veio mais tarde a difundir-se por outros países (Europa e EUA) provocando várias transformações demográficas, económicas e sociais. Já em plena revolução industrial não havia diferenças significativas entre o nível de produção e das condições de vida da população dos países desenvolvidos face aosrestantes. O mesmo já não poderia ser dito a partir de 1870. É só a partir da 2ª guerra mundial e no contexto da guerra fria, que surge uma campanha com o objectivo de consciencializar a opinião pública ocidental sobre a gravidade dos problemas enfrentados pelos países do 3º mundo. O 3º mundo emerge na cena internacional em consequência do movimento internacional da descolonização, da década de 50 e dospaíses que então surgiram. Em 1955 na Conferencia Afro-Asiática de Bandound o 3º mundo passou ao primeiro plano da actualidade com 29 nações representativas de metade da população mundial e apenas 8% da riqueza mundial. Os protestos dirigiram-se na referida conferencia contra o colonialismo e a ingerência das grandes potências nos assuntos dos estados participantes na conferência. Outrosacontecimentos que colocaram em evidência os países do 3º mundo foram:
a criação da OUA (Organização da Unidade Africana) em 1963;
a realização da 1ª conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (NUCD) em 1964;
a Conferência de Argel onde foi definida uma Nova Ordem Económica Internacional (NOEI) em 1973;
A Conferência Norte-Sul em Paris em 1975.

PAÍSES DO NORTE – DESENVOLVIDOSOs países desenvolvidos estão, predominantemente, localizados no He­misfério Norte.A Austrália e a Nova Zelândia encontram-se no Hemisfério Sul.
Os países ricos localizados ao Norte são também denominados de desenvolvidos.
Os países do Norte são altamente consumistas, devido ao elevado poder aquisitivo de sua população e ao constante lançamento de novos produtos (com alta tecnologia) nomercado.
São países cuja população está concentrada na área urbana, apresentam baixas taxas de crescimento demográfico e elevada expectativa de vida.
A economia tem sua base no setor secundário e terciário.
O DESENVOLVI­MENTO QUANTITATIVO: Está relacionado apenas ao aumento de capitais, à geração de lucros; não se levam em conta as condições dos seres humanos.
DESENVOLVIMENTO QUALITATIVO: Envolveo crescimento econômico sim, mas apoiado no desenvolvimento do ser humano como um todo, seja do ponto de vista físico, mental ou espiritual.
DOMÍNIO DO COMERCIO, DA INDÚSTRIA E DA TECNOLOGIA
A ciência, a tecnologia E a indústria são setores de grande importância para um país, porque geram empregos e promovem o crescimento econômico, que ocorre por meio do desenvolvimento de novos produtos;
Ospaíses desenvolvidos que lideram o comércio mundial, especialmente os Estados Unidos, o Japão e os países da União Européia, são responsáveis por aproximadamente 70% das trocas comerciais em todo o mundo.
A União Européia (UE) é um bloco econômico, político e social. São 27 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica.
Os integrantes são: Alema­nha, Áustria,Bélgica, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia e Suécia. O ingresso da Macedônia, Croácia e Turquia nesse bloco encontra-se em fase de negociação.Mais que um simples critério de

CARACTERÍSTICAS DOS...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • diferentes niveis de desenvolvimento das sociedades
  • AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA MAMONA EM DIFERENTES NÍVEIS DE DENSIDADE DE SOLO
  • Desenvolvimento inicial de mudas de copaíba sob diferentes níveis de sombreamento e substratos
  • Diferentes sociedades
  • Uma sociedade diferente
  • as diferente sociedades
  • Diferentes sociedades
  • O lúdico nos diferentes níveis de ensino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!