Os diewiros

2144 palavras 9 páginas
DIREITOS HUMANOS

O que são Direitos Humanos?

Os Direitos humanos são princípios internacionais que servem para proteger, garantir e respeitar o ser humano. Devem assegurar às pessoas o direito de levar uma vida digna. Isto é: com acesso à liberdade, ao trabalho à terra, à saúde, à moradia, a educação, entre outras coisas.

Foi a luta contra a opressão que ajudou o surgimento dos direitos humanos. A luta pela liberdade e pela vida. Liberdade que significa muito mais do que não estar preso. E a libertação de regimes econômicos, sociais e políticos que oprimem e impõem a fome e a miséria.

É importante saber que as autoridades públicas são responsáveis pela efetivação dos direitos humanos. Países como o Brasil assinaram os documentos se comprometendo a respeitar , garantir e proteger esses direitos. Desta forma, podemos cobrar dos governantes o dever de zelar por uma sociedade justa e sem exploração.

O povo tem poder legitimo de exigir do Estado o cumprimento dos direitos humanos.

Quais são os direitos humanos?

Antes de mais nada, é importante saber que a vida é um direito humano do qual ninguém pode ser privado, mas a garantia à saúde, educação , salario justo e moradia, trabalho, previdência, participação politica e tudo o mais.

Isto quer dizer que3 os direitos humanos não podem ser divididos, mesmo escritos em separado. Eles dependem uns dos outros. Valem para todas as pessoas do mundo. São Universais.

Vamos saber quais são esses direitos:

Direitos Civis - é o direito a igualdade perante a lei; o direito a um julgamento justo; o direito de ir e vir; o direito a liberdade de opinião; entre outros.

Direitos políticos – é o direito à liberdade de reunido. O direito de associação; o direito de votar e ser votado; o direito de pertencer a um partido politico; o direito de participar de um movimento social, entre outras.

Direitos Sociais – é o direito à previdência social; o direito ao atendimento a saúde e tantos outrs direitos

Relacionados