OS DESAFIOS ENCONTRADOS POR CUIDADORES DE IDOSOS COM DEPENDÊNCIAS E SUAS IMPLICAÇOES BIOPSICOSSOCIAIS

2267 palavras 10 páginas
OS DESAFIOS ENCONTRADOS POR CUIDADORES DE IDOSOS COM DEPENDÊNCIAS E SUAS IMPLICAÇOES BIOPSICOSSOCIAIS
Introdução
A longevidade é um grande triunfo da humanidade, conquistado através das novas tecnologias que cada dia aumenta a esperança de vida das pessoas em todo o mundo. E isso tem como consequência a elevação no numero de indivíduos com dependências. Muitas pessoas idosas são acometidas por doenças e agravos crônicos não transmissível (DANT) – estados permanentes ou longa permanência – que requerem acompanhamento constante, pois em razão da sua natureza, não têm cura. Essas condições crônicas tendem a se manifestar de forma expressiva na idade avançada e, frequentemente, então associadas (comorbidades). Podem gerar um processo incapacitante, afetando a funcionalidade das pessoas idosas, ou seja, dificultando ou impedindo o desempenho de suas atividades cotidianas de forma independente. Ainda que não sejam fatais, essas condições geralmente tendem a comprometer de forma significativa a qualidade de vida do idoso(01).
Este estudo tem com objetivo verificar, através de estudos realizados no campo da geriatria e gerontologia, os desafios encontrados por familiares que cuidam do idoso com dependências e suas implicações biopsicossociais, o impacto familiar gerado pela sobrecarga emocional do cuidador e seus fatores determinantes. Para este fim realizou-se revisão bibliográfica sobre o tema, com a finalidade de auxiliar as discussões sobre o assunto.
A motivação pela escolha do tema se deu em função da necessidade de relacionar num estudo varias informações que demonstra a realidade vivida pelas famílias em questão, correlacionando fatores que agrava ou ameniza esta realidade atual.
De acordo com Camarano e Kanso (2010) A legislação brasileira estabelece que a família brasileira seja a principal responsável pelo cuidado com os idosos. Por família entende-se mulher. Alem das mudanças no papel da mulher, outras mudanças acompanharam o processo de

Relacionados

  • o enfretamento da questão social na conteporaneidade
    55045 palavras | 221 páginas