Os desafios da usinagem nos dias atuais

Páginas: 5 (1173 palavras) Publicado: 17 de maio de 2013
OS DESAFIOS DA USINAGEM NOS DIAS ATUAIS

Gustavo de Sousa Steill1
José Hercílio2
Roberto Santana da Silva³
Wiston Spessemille4
Josete Pertel5

1 Graduando do Curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Norte Capixaba do Espírito Santo,E-mail: gustavo.steill@hotmail.com
2 Graduando do Curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Norte Capixaba do Espírito Santo. E-mail: teuxodo@bol.com.br3Graduando do Curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Norte Capixaba do Espírito Santo E-mail: roberto-santana79@bol.com.br
4 Graduando do Curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Norte Capixaba do Espírito Santo. E-mail: wiston.s@ig.com.br
5 Professora de Metodologia da Faculdade Norte Capixaba do Espírito Santo.Eng.Agra - D.Sc. Fitotecnia. E-mail: jspertel@yahoo.com.br

RESUMO:Devido aos problemas gerados pela utilização do fluido de corte no processo de usinagem, surge uma busca constante, na otimização deste fluido com a utilização de novas técnicas de usinagens e novos fluidos para a minimização destes impactos.Este trabalho tem como objetivo a padronização das técnicas de usinagem, substituição de fluidos minerais por vegetais e a implementação de técnicas de reciclagemeficazes dos resíduos, possibilitando a sua reutilização, no processo interno ou a sua comercialização para empresas terceirizadas, visando assim um ganho considerável nos ambitos ambientais, de saúde dos operadores e econômicos.

Palavras-chave: Fluido de corte.Técnicas de Corte. Reciclagem.

1. INTRODUÇÃO
Uma análise no processo de usinagem atual apresentou uma má utilização do fluido decorte, associado a técnicas de usinagens, que necessitam ser reformuladas, visando atingir os objetivos de uma nova ordem a qual, estão submetidas às empresas, a busca constante de minimização ou eliminação das falhas nos processos ou produtos que acarretaram em custos e até mesmo nas contaminações ambientais.

2. MATERIAL E MÉTODO
Com base na pesquisa exploratória em artigos científicos, epesquisas bibliográficas sobre as diversas técnicas de cortes modernas e a gama de fluidos existentes, buscamos direcionar e discutir sobre o tema apresentado.

3. REFERENCIAL TEÓRICO

4.1 TÉCNICAS DE CORTE
A técnica de inundação é uma das mais utilizadas nos dias atuais, ela não necessita de um grande investimento em tecnologia no que se refere à questão máquina (equipamento) e doselementos de corte, em contra partida, para se obter um produto final de qualidade , utiliza uma grande quantidade de fluido de corte , o qual tem a função da retirada do cavaco, evitar o aquecimento excessivo.Segundo Romm (1996), se torna mais viável evitar a geração de resíduos na origem do que contornar uma contaminação já existente.

A técnica de MQL (Mínima Quantidade de Lubrificação) ou MQF(Mínima Quantidade de Fluido) é uma das novas técnicas que surgiram com estudo aprofundado, tanto das técnicas quanto dos fluidos. Utilizando como técnicas de inserção do fluido, processos como: gotejamento, spray, gotejamento com bombas dosadoras alternativas, pneumáticas ou spray com tubulação de suprimento inseparado. Apresentando como vantagens a economia de fluidos, o que facilitará noprocesso de reaproveitamento dos subprodutos gerados (cavacos). Entretanto possui como desvantagens ainda, a grande formação de névoa e fumaça de óleo, que aumenta a poluição do ar, colocando em risco a saúde do operador.

Em conformidade com DÖRR; SAHM (2000) apesar de haver quantidade mínima de fluido estabelecida pelo processo pode-se aumentar esta quantidade de acordo com o cavaco produzido e oprocesso de usinagem utilizado.

O método de usinagem a seco é o processo no qual elimina totalmente uso de fluidos, este processo atenderia as demandas ambientais. Segundo Alves e Oliveira (2007, p.7) as vantagens dessas tecnologias são atendimento aos requisitos ecológico, redução de custos (eliminação do fluido) e aumento da produtividade (devido ao incremento nos parâmetros de usinagem)....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desafio na educação nos dias atuais
  • Desafios dos professores nos dias atuais
  • O marketing de varejo e seus desafios nos dias atuais
  • O marketing de varejo e seus desafios nos dias atuais
  • A ORIGEM DA SEGURAN A P BLICA E SEUS DESAFIOS NOS DIAS ATUAIS
  • Nos Dias Atuais
  • Nos dias atuais
  • dias atuais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!