Os desafios da inclusão escolar no cotidiano da escola regular

Páginas: 22 (5295 palavras) Publicado: 21 de março de 2011
"Traçar um plano de inclusão é algo que precisa ser pensado e planejado, bem como desenvolver políticas claras de que demanda um processo complexo e, sobretudo, fundamental no espaço educacional"
Janilcélia de Fátima Neves
O presente artigo aborda o cotidiano de uma escola regular da rede municipal de ensino que desenvolve o processo de inclusão, implementado a partir da matrícula de umacriança com síndrome de Down. A partir do relato do dia a dia e dos procedimentos vivenciados, apresenta uma análise do processo de planejamento das aulas, avaliação, currículo e do projeto pedagógico existente, bem como das crenças e resistências dos profissionais envolvidos. A escuta desse cotidiano permitiu a constatação da necessidade de discussão do verdadeiro significado da inclusão em sua dimensãoteórica e prática. Indica, também, que a construção de uma efetiva Escola Inclusiva precisa acontecer a partir de transformações nos diferentes segmentos analisados, garantindo um processo de qualidade para todas as crianças.
Introdução
A escola regular como espaço educacional de todos vem a cada dia sendo mais questionada pelas suas práticas cotidianas. A discussão sobre a inclusão de todosneste ambiente, tem, recentemente, exigido propostas político pedagógicas inovadoras que estimulem as diferenças individuais e assegurem oportunidades iguais aos alunos. Sobretudo, a resistência à mudança de paradigma tem levado essa ambiência a selecionar uma parcela da população que se adapte bem às demandas que esse modelo educacional determina.

Através desse ponto de vista foi lançada atarefa de pesquisar a escola regular de todos, na intenção de observar e refletir se este espaço proporciona a igualdade de oportunidades e respeita as diferenças no seu interior.
Para tanto, o cenário escolhido para realizar este trabalho de investigação foi uma escola da rede regular de ensino da rede municipal da cidade de Arcos, durante o período de novembro de 2003 a abril de 2004. A escolhadessa escola ocorreu pelo fato da mesma ter implementado um projeto de inclusão a partir da matrícula de uma criança com deficiência.
Para realizar a pesquisa ficou traçado como objetivo principal, analisar a escola regular nas instâncias da elaboração do projeto político pedagógico, do desenvolvimento da prática pedagógica, do currículo, da avaliação e das crenças e resistências dos profissionaisda escola e como estava desenvolvendo seu trabalho de inclusão de todos.
A metodologia desse trabalho se baseou numa pesquisa de natureza qualitativa, onde foram realizadas observações diretas na escola e na sala de aula de educação infantil onde se encontrava matriculada uma criança com síndrome de Down. Nesse contexto, também, foram realizadas as entrevistas semi-estruturadas com a diretora, asupervisora pedagógica e a professora da referida classe. Na oportunidade, foi feita uma análise do projeto político pedagógico da escola para uma leitura detalhada de seus elementos constitutivos.

Para maior clareza de como essa escola regular desenvolvia o processo de inclusão no seu interior, tornou-se necessário, também, desvendar os significados culturais de seus profissionais comrelação ao processo de inclusão escolar, com o intuito de identificar se os visíveis discursos sobre a inclusão estavam coerentes com a prática cotidiana.
O dia a dia na escola com proposta inclusiva
A descrição de algumas situações rotineiras na sala de aula mostra bem a realidade de inclusão que a escola acreditava estar desenvolvendo: a primeira visita na sala de aula ocorreu numa terça-feira emnovembro de 2003. A professora e os alunos foram acolhedores. Foi percebido no comportamento da professora um certo nervosismo quando falava com os alunos, pois gaguejava um pouco. De repente, a professora chamou os alunos para sentarem-se em rodinha no chão. No momento em que estiveram presentes na atividade, os alunos foram estimulados a cantar. A seguir, a professora trabalhou com a leitura...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Os desafios da inclusão escolar do surdo na escola regular no município de Paranaguá
  • Teatro na escola: um desafio para a inclusão escolar(?)
  • políticas de inclusão escolar de crianças deficientes em escolas regulares
  • Inclusão de autistas em escola regular
  • A escola regular x a inclusão
  • Inclusão e exclusão no cotidiano escolar
  • Inclusão do deficiente na escola regular.
  • A inclusão e seus desafios no cotidiano brasileiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!