Os desafios da globalização

Páginas: 6 (1458 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2011
OS DESAFIOS DA GLOBALIZAÇÃO

Um dos grandes desafios das ciências sociais dos últimos tempos é pensar a globalização. Elas se encontram diante dos dilemas que surgiram com a globalização das coisas, gentes e idéias. Existem processos e estruturas sociais que só agora começam a ser estudados. As antigas fronteiras tanto geográficas como culturais, estão se modificando de forma cada vez maisrápida. Toda a sociedade esta sendo colocada diante de novas perspectivas. As novas teorias sobre a globalização mostram o empenho das ciências sociais em explicar o que esta acontecendo com a sociedade em todo o mundo.

As ciências sociais têm pela frente o grande desafio de olhar o mundo como uma única sociedade. Todas as relações, os processos e demais estruturas sociais passam a sedesenvolver em escala global, se sobrepondo as relações, processos e estruturas de escala nacional.

Os trabalhos das ciências sociais clássicas sempre foram feitos e continuam sendo feitos em cima dos movimentos sociais nacionais. Já a sociedade nacional esta sendo subjugada pela sociedade global, estando este fato necessitando ainda de estudos mais profundos. Á sociedade global apresenta desafiosempíricos e metodológicos, ou históricos e teóricos, que exigem novos conceitos, outras categorias, diferentes interpretações. Sempre houve um enorme debate sobre como a sociedade e o estado relacionam-se, qual deveria subordinar o outro e qual encarnar os valores morais mais elevados. Assim, ficamos acostumados a pensar que as fronteiras da sociedade e do estado são as mesmas.

Isto não querdizer, que a sociedade global é apenas uma extensão em todos os sentidos da sociedade nacional. A sociedade nacional continua sendo indispensável, e tendo participação internacional, já a sociedade global precisa ser mais bem estudada e conhecida.

A sociedade global já tem sido objeto de estudos e interpretações, em todos os seus aspectos. Além das indicações e intuições que freqüentementeaparecem nos estudos sobre a sociedade nacional, multiplicam-se as reflexões sobre as configurações e os movimentos da sociedade global. Muitos estudiosos já pensam a sociedade em âmbito mundial ou propriamente global, mesmo quando não estão utilizando esta noção, mesmo quando continuam a pensar a nação. Pode-se dizer que essa problemática está presente nos estudos e interpretações sobre relaçõesinternacionais, integração regional, etc.

Estamos no momento em que a sociedade nacional clássica esta sendo colocada dentro de um contesto maior, que é a sociedade global. O conhecimento acumulado sobre a sociedade nacional não é suficiente para esclarecer as configurações e os movimentos de uma realidade que já é sempre internacional, ou propriamente global. É óbvio que a sociedade nacionalcontinua a ter vigência, com seu território, população, mercado, moeda, etc.. Ela constitui o cenário no qual os seus membros movimentam-se, vivem, trabalham, lutam, pensam, fabulam, morrem. Mas a sociedade nacional não dá conta, nem empírica nem metodologicamente ou histórica e teoricamente, de toda a realidade na qual se inserem indivíduos e classes, nações e nacionalidades, culturas e civilizações.Aos poucos, e às vezes de repente, a sociedade global subsume formal ou realmente a sociedade nacional, compreendendo indivíduo, grupo, classe, movimento social, cultura, língua, religião, moeda, mercado, formas de trabalho, modos de vida. Tudo isto continua vigente, como nacional, com toda a sua força original. Mas tudo isto, simultaneamente, articula-se dinâmica e contraditoriamente com asconfigurações e os movimentos de sociedade global.

É importante registrar algumas das características existentes nos estudos e interpretações sobre a sociedade global. Elas nos permitem enxergar um pouco melhor toda a originalidade e dificuldade existente para o seu estudo.

Primeiro, baseiam-se principalmente nas seguintes teorias, muito correntes nas ciências sociais: evolucionismo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desafios do Serviço Social na era da Globalização
  • Os desafios da Globalização e a Estratégia dos Países Lusófonos
  • RESUMO DO CAPÍTULO I DO LIVRO O DESAFIO AMBIENTAL: “A NATUREZA DA GLOBALIZAÇÃO E A GLOBALIZAÇÃO DA NATUREZA”
  • Resumo do livro Globalização- como enfrentar os desafios da competitividade mundial
  • Psicologia Organizacional. Da administração Científica à Globalização: uma história de desafios
  • Globalização, sociedade em rede e educação para sustentabilidade: novos desafios
  • RESENHA CRÍTICA DA OBRA: GLOBALIZAÇÃO DO TRABALHO DESAFIOS E PERSPECTIVAS
  • Resenha da obra comunicação e televisão: desafios da pós-globalização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!