OS DESAFIOS DA GESTÃO EDUCACIONAL NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

Páginas: 18 (4414 palavras) Publicado: 27 de janeiro de 2015
Introdução

A escola é a instituição do aluno e para o aluno. Pode vir a ser o local primordial de vida das crianças onde seus direitos e deveres sejam acordados e respeitados, onde sejam, efetivamente, as protagonistas do processo educacional.
A proposta de se implantar uma política de Educação Integral partiu da análise dos baixos índices da educação básica. Surgiu, pois, da necessidade demelhorar a qualidade da educação, reduzindo o fracasso escolar e proporcionando às crianças e jovens novas possibilidades de se desenvolverem. É um novo desafio para a educação pública brasileira, levando em consideração que vivenciam tempos de mudanças. Além disso, há que se considerar a complexidade da vida social contemporânea e as muitas e diferentes crises – de diferentes características – queperpassam a educação em nível nacional. Sendo assim, a possibilidade de se desenvolver este projeto nas escolas públicas encontra algumas limitações que dificultam o processo.
Prevista na LDB e no PNE 2011/2020 a educação em tempo integral deverá estar em, no mínimo, 50% das escolas públicas de educação básica até o final de 2020. Os desafios para atingir esta meta são grandes e muitos, poismuitas mudanças deverão acontecer, mudanças de infraestrutura, demanda, formação adequada para os profissionais da área, entre outras. A gestão tem de estar preparada para enfrentar esses desafios buscando sempre uma educação e formação de qualidade, formação educacional, social e cultural.
Segundo Dewey (1959), educar é tecer relações entre os indivíduos e a cultura que os envolve, de forma que setornem capazes de distinguir as situações, nessa cultura específica, que estão a exigir mudanças; é também torná-los capazes de agir para a realização dessas mudanças. Para o autor, toda a prática social que seja vitalmente compartilhada é, por sua natureza, educativa. Só quando padronizada e rotinizada é que perde seu valor educativo. São as experiências partilhadas ou conjuntas que adquirem realsignificação. Por isso, as escolas devem ser pensadas como locais onde se potencializem as atividades cooperativas e conjuntas. São essas atividades que levam efetivamente ao conhecimento, pois a aprendizagem é sempre indireta e se dá através de um meio social. No caso da escola, um meio social intencionalmente preparado, uma micro-sociedade, em permanente mudança, em função da também permanentemudança nos objetivos a serem alcançados; um ambiente favorável ao que o autor chama de reconstrução social da experiência.
Dessa forma este trabalho tem por objetivo analisar os desafios encontrados na implantação e administração da Escola de Tempo Integral, buscando revisar suas leis, conhecer os benefícios e quais são as mudanças necessárias para a sua implantação, identificar se osprofissionais envolvidos estão preparados para a educação integral e avaliar o papel da Gestão Educacional na direção da Escola de Tempo Integral.
Metodologicamente, foi realizada a análise documental de textos legais e revisões bibliográficas através de livros, artigos periódicos, sites, entre outros meios de informação.

Conceituando a Escola de Tempo Integral

A educação em tempo integral já seconstituiu como uma realidade em algumas unidades educacionais públicas brasileiras e caracteriza-se pela ampliação da carga horária dos alunos na escola com o objetivo de desenvolver atividades sócio-educativas no contraturno escolar, na perspectiva de ampliar tempos, espaços, número de atores envolvidos no processo e oportunidades educativas em benefício da melhoria da qualidade da educação dosalunos brasileiros.
A Educação Integral constitui ação estratégica para garantir proteção e desenvolvimento integral às crianças e aos adolescentes que vivem na contemporaneidade marcada por intensas transformações: no acesso e na produção de conhecimentos, nas relações sociais entre diferentes gerações e culturas, nas formas de comunicação, na maior exposição aos efeitos das mudanças em nível...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A indisciplina na escola: um desafio para a gestão educacional
  • ÉTICA E CIDADANIA: DESAFIOS PARA A ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL
  • Escola de tempo integral
  • Escola de tempo integral
  • O cotidiano da escola em tempo integral
  • Escola de Tempo Integral
  • escola em tempo integral
  • Escola de Tempo integral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!