Os cuidados com o coração

Páginas: 33 (8104 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2011
1. INTRODUÇÃO

Feche a mão. Agora, olhe para ela. Não parece muito grande, não é mesmo? Pois o coração, órgão essencial à vida, tem um tamanho aproximado ao de uma mão fechada, e pesa cerca de 300 gramas, como se vê, para ele vale o velho ditado: tamanho não é documento. Apesar de pequeno, o coração tem um papel essencial na manutenção da vida (ABRÃO, 2006).

Os problemas do coração vêmcrescendo abundantemente durante os últimos anos, os fatores que contribuem para isso são muitos: o álcool, a obesidade, o sedentarismo e o estresse, por exemplo, são fatores que podem ser abolidos ou até mesmo suavizados com um padrão de vida saudável. A humanidade precisa conhecer mais o interior do seu corpo, pois aquilo que não é visto também merece cuidados. Para isso o tema principal dessetrabalho “os cuidados com o coração” mostra à importância desse órgão tão pequeno e perfeito do corpo humano, as partes que a compõe, a circulação e o sangue. Visando principalmente os cuidados com o coração: os fatores que o colocam em risco, as doenças mais perigosas e uma dieta para um coração saudável.

Estudos mostram que cerca de 17 milhões de pessoas morrem de doenças cardíacas porano, segundo a organização mundial de saúde (OMS), esse número deve saltar para 25 milhões em 2020. Só no Brasil, são mais de 300 mil mortes, isso porque muitas pessoas vivem de forma que acabam prejudicando a saúde do seu coração. Sabe quantos anos o coração de uma pessoa poderia bater se fosse bem tratado? Mais de 100 anos. Isso significa que se conseguiria viver esse tempo todo se for adotado umestilo de vida saudável (ABRÃO, 2006).

Cuidar bem do coração, não significa tomar medicamentos quando ele começa a apresentar algum problema. Significa levar uma vida saudável. Ou seja, comer de modo adequado, evitar álcool e café em excesso, não fumar ou evitar respirar a fumaça de um fumante, exercita-se. E, claro, ser capaz de administrar o estresse.

Há outras condições, porém, quemaltratam o coração, sobrecarregando-o, provocando problemas. São os chamados fatores de risco, quanto mais freqüentes e numerosos forem esses fatores, mais sujeito a dar sinais de cansaço antes do tempo estará o coração. Isso quer dizer que o ser humano é diretamente responsável pelos problemas cardíacos que toma conta de sua própria vida – e que podem acabar com ela. Os riscos que o coração maissofre em caso de viver menos (e mal) são por causa de dois aspectos: o primeiro, os hábitos nem sempre saudáveis que é adquirido ao longo do tempo; o segundo, as doenças decorrentes desses hábitos e/ou de males hereditários ou congênitos (ANTUNES, 2004).

Faça as mudanças devagar. Comece diminuindo o álcool, o cigarro, os pratos gordurosos. Caminhe entre 30-40 minutos durantetrês vezes por semana, no mínimo. Faça alterações leves em sua rotina. À medida que elas se incorporarem a seu dia-a-dia, faça novas mudanças. Aos poucos, você obterá vitórias e mais vitórias. E um coração em plena forma. (ABRÃO, 2006, p. 13).

Cuidar bem do coração não é difícil, basta apenas ter força de vontade e uma mudança de rotina adequada para cada pessoa, verificar periodicamente ocolesterol e pressão arterial, não fumar e evitar estar sempre inalando a fumaça dos fumantes, reduzir o estresse através de um esporte, meditação, massagens ou bom humor, fazer exercício físico pelo menos três vezes por semana, não se deixar engordar, nem emagrecer demais, cultivar a auto-estima: gostar de si próprio é o primeiro passo para ser mais feliz, procurar fazer sempre atividades quetragam prazer, reconhecer os limites - ninguém tem que ser perfeito, basta apenas saber cuidar do coração como realmente ele merece.
Objetivo Geral
Conhecer a morfologia do coração, o funcionamento dos seus principais componentes e os fatores de risco; as mudanças que podem ser feitas na qualidade de vida e como o coração pode ser beneficiado.
Objetivos específicos
- Relatar a morfologia do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O coração: anatomia e cuidado
  • Cuidados com a saudade do coração.
  • Coraçao
  • O coração
  • coracao
  • Coração
  • Coração
  • E o meu coração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!