Os contrastes socioculturais e ambientais do sertão nordestino: destaque a delmiro gouveia e piranhas

539 palavras 3 páginas
OS CONTRASTES SOCIOCULTURAIS E AMBIENTAIS DO SERTÃO NORDESTINO:
DESTAQUE A DELMIRO GOUVEIA E PIRANHAS

Um lugar de clima quente, seco e pobre, essas são as primeiras imagens que vem a mente de muitas pessoas quando se fala em sertão nordestino. Realmente não diferencia-se disso o sertão, cujo sofrimento é resplandecente no cotidiano do sertanejo, um povo guerreiro, dependente de condições ambientais para sua sobrevivência. Também ,pouco divulgado e reconhecido, o sertão alagoano possui , além de tudo uma das mais belas e opulentes culturas do Brasil. Dispondo-se de uma enorme diversidade, e um espaço sociocultural e ambiental de relevante dinamização.
Como desbravantes cidadãos, buscam em sua luta diária melhores condições de vida , sem qualquer apoio ,tem como última saída, migrar para outros locais, comportando-se como nômades , em incessante procura .A desvalorização cultural, é um fato drasticamente vivo em que aceitar , tal cúmulo etnocêntrico , torna-se parte do convívio com outros indivíduos.
Incontestável referência, o artesanato sertanejo possui uma singela beleza e qualidade. E , o principal desenvolvido por pessoas simples dos pequenos povoados que trazem, nas mãos e na imaginação ferramentas úteis para criação de peças como:bordados, trançados, panelas de barro cozido e o ponto de cruz ; um folclore riquíssimo com :lendas, parlendas, provérbios, adivinhações e trava- línguas ; a excepcional culinária com pratos típicos, além de iguarias a base de grãos e farinhas, temos como exemplos a umbuzada, bode assado, macazada, galinha de capoeira, o sarapatel, a famosa buxada de carneiro, o bolo de milho, o beju de farinha de mandica, o tradicional doce de leite, a canjica e a pamonha derivadas do milho, apreciados por todos que experimentam. Destacam-se, ainda, algumas danças, manifestações culturais, como: pastoril, violeiro, a quadrilha ( dança comum nos festejos juninos), a cavalhada e a vaquejada, que são autênticos exemplos da cultura

Relacionados