Os conflitos existentes nas relações interpessoais no trabalho

Páginas: 6 (1306 palavras) Publicado: 22 de março de 2012
Área de Pesquisa: Empresa
Título: Os conflitos existentes nas relações interpessoais no trabalho

APRESENTAÇÃO
Sabe-se que existem várias empresas sejam elas públicas, privadas ou terceirizadas, mas com um objetivo em comum que é a obtenção de lucro. No entanto, para que sobrevivam numa economia globalizada é preciso que estejam atentas às mudanças do mercado financeiro porque exigem cada vezmais das empresas e estas automaticamente do funcionário. As organizações e os profissionais precisam se adaptar a essas modificações, pois é uma “questão de sobrevivência”.
Sendo assim, o profissional tende a se sentir cada vez mais pressionado pela carga de trabalho determinada para realizar. Como o mercado está cada vez mais concorrido, deixando assim a participação de uma empresa maisacirrada e qualquer percentual que se esteja na frente do concorrente faz toda a diferença. Por isso, nas organizações empresariais é comum exigir do empregado que ela atinja as metas de vendas, causando o stress e aumentando o clima de tensão dentro das empresas.
O objetivo principal é mostrar a importância da motivação profissional, dos estímulos e da atenção às questões que envolvem o estadopsicoemocional e relacional dos funcionários e assim, melhorar o desempenho das suas atividades na Concessionária Bremen.
Quanto à questão conflitante que identificamos foi a desmotivação profissional desencadeando ao grupo de trabalhadores uma série de problemas como stress, falta de plano de carreira, políticas de promoção e pressão psicológica.

JUSTIFICATIVA

A nossa pesquisa foi feita em umaempresa do ramo automotivo, onde foi realizada uma visita à Concessionária Bremen que existe no mercado recifense desde 2003. Foram constatados alguns problemas de ordem psicológica, emocional, físico e ambiental a partir da entrevista com uma funcionária que trabalha no setor de vendas.
A mesma trabalha na empresa, há três anos e neste período ela percebeu algumas falhas no ambiente de trabalhoque está descrito no nosso mapa conceitual; segundo Gabriela (nome fictício), faria sim uma grande mudança se estas fossem percebidas pela empresa e melhoradas.
Segundo Lerner (1996, p. 76), o levantamento da situação atual da organização é necessário para determinar fatores como: temperatura ideal no ambiente, baixa umidade, ventilação, espaço, tipo e cores das pinturas e iluminação. Casoestes elementos não estejam em harmonia será necessária a implantação de um novo arranjo físico, que deverá ser discutido pelo maior número de pessoas envolvidas no estudo, senão por sua totalidade.
Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário semi-estruturado com questões abertas, a uma funcionária, em seguida foi feita a análise dos dados e foram constatados alguns problemas.Reconhecido e identificado o conflito principal, construímos o nosso mapa conceitual, no qual se analisa um problema de forma sistêmica, evidenciando os fatores que estão relacionados direta e indiretamente e a forma com que se relacionam ao que está se analisando. A construção dos mapas permite que a assessoria psicopedagógica discuta a fundo a problemática, elabore estratégias, categorias eestruturas lógicas para compreendê-lo e planejar as ações para solucioná-los.
Especialista em Psicopedagogia pela FSJT, Marília Maia Costa, trabalha com ênfase nas relações interpessoais no trabalho, descreve a importância da equipe que irá assessorar a empresa, dando destaque da relação da parte prática com a teórica, o bom relacionamento com o grupo de funcionários da empresa, e faz refletir sobreo funcionamento acerca do ambiente de trabalho e as consequências no desenvolvimento emocional dos participantes da corporação.
Tendo conhecimento do problema, cabe ao psicopedagogo trabalhar a mudança dentro dessa instituição, pois precisam crescer juntos, os funcionários e a empresa. O psicopedagogo deve buscar a melhor forma para todos compreenderem a mudança como algo benéfico, o qual...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conflitos nas relações interpessoais
  • Conflitos e relações interpessoais nas organizações
  • Relações interpessoais e conflitos parte 3
  • ESTRESSE NO TRABALHO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS
  • Relações interpessoais no trabalho
  • Ambiente de trabalho e as relações interpessoais
  • Relações interpessoais no trabalho
  • Relações interpessoais no ambiente de trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!