Os Cognitivistas Acreditam Que O Indiv Duo J Nasce Com Condi Es Para Se Apropriar De Conhecimentos

922 palavras 4 páginas
Os cognitivistas acreditam que o indivíduo já nasce com condições para se apropriar de conhecimentos, ou seja, o processo de aprendizagem é tarefa única e exclusiva do sujeito, o ambiente não participa do processo. Utilizando-se da analogia da “caixa preta”, (“o homem é uma caixa preta, na qual não se enxerga o que ocorre dentro, somente o que nela entra e dela sai”). (MOURA, AZEVEDO, MEHLECKE, 2002, p. 3), não importa mais o que entra e sai dela, mas agora o enfoque está nos processos que ocorrem dentro da caixa.

Nesta corrente se encontra a Gestalt. Seus principais colaboradores foram: Kofka, Wertheimer, Köhler e Kurt Lewin. Esta teoria surgiu como uma reação às teorias comportamentalistas, focando a percepção para o processo da aprendizagem.

Outro termo importante para esta corrente é o insight. É através do insight que a percepção entra em ação e reconfigura o todo, estruturando assim a compreensão. É através deste mecanismo que para os gestaltistas ocorre à aquisição da aprendizagem, pois segundo eles, a realidade é constituída não por partes, mas por um todo, e é através dos insights que as partes (ou Traços) integram o todo, ou seja, os conteúdos se organizam fazendo sentido para o sujeito.

Os teóricos da Gestalt falam em traços de memória, que são efeitos que as experiências deixam no sistema nervoso. Estes traços de memória formam totalidades isoladas chamadas gestalts. Aprender não é uma questão de adicionar traços novos e subtrair os antigos, mas uma questão de transformar uma gestalt em outra. (MOURA, AZEVEDO, MEHLECKE, 2002, p. 3).

Portanto, o Traço é o responsável por fazer a comunicação entre as diversas estruturas, as gestalts, estruturadas anteriormente, organizando novas situações, advindas da percepção do indivíduo. Vê assim, que a preocupação da Gestalt é saber como a informação é recebida, organizada, armazenada e posteriormente recuperada, uma vez que para os gestaltistas a memória também é um elemento chave no processo.

A seguir estão

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas