“ Os clássicos da política”

Páginas: 4 (765 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2012
“ OS CLÁSSICOS DA POLÍTICA”








CAMPO MOURÃO
2012
Montesquieu

Charles de Montesquieu foi um importante filósofo iluminista, político e um escritor francês. Nasceu em 18 de Janeirode 1689 na França. Montesquieu é de uma família nobre francesa sendo assim, estudou numa escola religiosa de oratória, concluindo a educação básica, foi estudar na universidade de Bordeaux e depois emParis. Nessas instituições teve vários contatos intelectuais, principalmente com aqueles que criticavam a monarquia absolutista.
Em 1715, Montesquieu casou-se com Jeanne Lartigue, e por volta de1720 e 1740, desenvolveu seus principais trabalhos sobre a política, criticando o governo absolutista e propondo um novo modelo de governo.
Montesquieu era contra o absolutismo (forma de governo quemantém todo poder nas mãos do rei), fez várias críticas contra o clero católico, principalmente sobre seu poder e interferência política, defendia os aspectos democráticos de governo e as leis.
Morreuem 10 de fevereiro de 1755, na cidade de Paris.
A contribuição de Montesquieu foi primordial com a sua obra, O espírito das leis que introduz o conceito de lei cientifica nas ciências humanas.Montesquieu desenvolveu um caráter precursor, na ciência política, com a teoria dos três poderes, que seria eles, o poder executivo, legislativo e judiciário que permanece ainda nos dias atuais comofuncionamento do Estado de Direito.
Montesquieu tenta explicar as leis e instituições humanas, sua permanência e modificações, a partir de leis da ciência política. Além disso, constata as relações dasformas de Governo e seus princípios: na monarquia, apenas um governa com leis fixas e instituições, na republica governa o povo no todo, no despotismo, apenas governa a vontade de um só. Trata-se derelações e formas que podem ser atribuídas na sociedade, com diferentes classes de populações.
Para Montesquieu é fundamental distinguir a fonte do exercício do poder, por tratar-se de um governo que o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Clássicos da política
  • Os clássicos da politica.
  • Os Clássicos da Política
  • clássicos da política
  • classicos da politica
  • Os classicos da politica
  • Os clássicos da política
  • Os clássicos da política

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!