Os Clássico

Páginas: 2 (320 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2014
Escreva um texto curto, com no máximo 3 páginas, falando sobre a forma como cada autor clássico construiu o objeto da sua sociologia e comparando essas construções.Lembre-se da noção de construção deum problema de pesquisa.
Abaixo estão inseridos algumas considerações e exemplos de questões sobre o problema de pesquisa de cada autor. que você pode ou não utilizar para orientar seu trabalho.Marx
Marx relaciona o mundo real – material - (Estrutura - base econômica, determinada pela sobrevivência e pelas necessidades) com o mundo das idéias (Superestrutura - política, legislação, cultura,religião, ideologia).
Como Marx relaciona Estrutura e Superesrutura? O que são estes conceitos e como Marx estabelece relação entre estes dois níveis de análise da realidade social?
Neste tipo deargumentação, qual o papel das classes sociais (conceituadas por Marx)? Como e por que elas fazem história ?Durkheim
Durkheim enfatiza a proeminência da sociedade sobre a economia e os indivíduos.Diferentemente de Marx que ressalta o efeito da produção dos meios de subsistência (economia) sobre as relações sociais, Durkheim considera que a economia pressupõe laços sociais prévios. Se tomarmoscomo ponto de partida o conceito de fato social, podemos explicar a ênfase que o autor dá às determinações sociais da organização econômica (divisão do trabalho).
Como Durkheim conceitua fato social ecomo isso influi na sua análise das transformações nas formas de solidariedade?
Weber
Para Weber Sociologia é a ciência que estuda a ação social, procurando a compreensão interpretativa de suascausas, de seu curso e de seu efeito. Para ele o conceito de ação social engloba toda ação cuja intenção é fomentada pelo indivíduo mas é inspirada (positiva ou negativamente) na conduta de outros,orientando-se de acordo com esta.
Neste sentido Weber classifica as ações sociais em: Racional em relação a fins, racional em relação a valores, tradicional e afetiva.
Explique esta classificação da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Clássicos
  • Classico
  • Os classicos
  • classico
  • Os classicos
  • classicos
  • Classicos
  • Classicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!