OS CINEMAS AFRICANOS: ENTRE CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA NACIONAL E SONHO PANAFRICANISTA

3615 palavras 15 páginas
OS CINEMAS AFRICANOS: ENTRE CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA NACIONAL
E SONHO PANAFRICANISTA
Mahomed Bamba 1

“Uma grande ambiguidade atravessa a história contemporânea africana: a busca de valores autenticamente africanos fundada na visão de uma idade de ouro précolonial angelical que a colonização teria aniquilado. Alguns filmes não escaparam dessa preocupação de restaurar a memória. Porém uma resposta moderna começa a emergir: a ficção que explora o porquê dos atos e não se contenta em denunciar”.
(BARLET. 1996, p. 60)

Esta citação de Olivier Barlet resume o desafio, as contradições e a função do cinema na África pós-colonial. Os cineastas africanos precisam voltar-se para o passado não apenas como fonte de inspiração, mas como forma de dever de memória no sentido de de arrancar do esquecimento onde a ideologia colonial o havia soterrado. Tampouco devem permanecer fascinados por esse passado pré-colonial recuperado e glorificado a ponto de deixarem de olhar para o presente e o futuro da África que interpelam tanto quanto a sua história passada.
A antropologia nos ensinou que são os grandes relatos que instituem as comunidades humanas e, em alguns casos, as nações. Inclusive para as culturas e civilizações mais avançadas está mais do que comprovado que a cada tipo de comunidade correspondem um tipo de lenda e um tipo de narrador. É desta premissa que se originam todas as inquietações que suscitam o binómio cinema e nação. O cinema, como os mitos fundadores, representa um povo e, numa fase mais avançada de organização social, define uma modalidade particular de figuração e advento da nação. Ao se debruçar sobre este

1

Mahomed Bamba, Prof. Dr. em Ciências da Comunicação e Cinema. Professor no departamento de Letras na Universidade Estadual de Feira de Santana-Bahia (UEFS)

1

fenômeno nas sociedades onde a cinematografia está mais estruturada, Jean-Michel Frodon
(1998) constata que à nação capitalista “moderna” nenhum tipo de narrador se mostrou melhor do que a lenda

Relacionados