OS CINCO FATORES DO PENSAMENTO HISTÓRICO ABORDADO POR JÖRN RÜSEN

740 palavras 3 páginas
OS CINCO FATORES DO PENSAMENTO HISTÓRICO ABORDADO POR JÖRN RÜSEN

No livro Razão Histórica de Jörn Rüsen ele propõe o pensar sobre a Teoria da História, mostrando assim a ideia que ela seja uma realização da auto-reflexão. Assim o olhar do historiador deve passar dos seus objetos (fatos passados com relevância histórica) para seus princípios, considerando que a história é uma prática interpretativa, em toda sua variedade cognitiva e metódica.
Para pensar sobre esses pontos principais que Rüsen trata em seu livro ele faz um sistema teórico sobre os cinco pontos do pensamento histórico, os cinco fatores que formam os fundamentos de uma ciência histórica são: interesses, ideias, métodos, formas e por último, mas não menos importante função, que são etapas de um processo da orientação do homem no tempo mediante o pensamento histórico.
O ponto inicial para entender esse processo é chamado de interesses, que os homens têm de apoderar do passado, pelo conhecimento, no presente, em que acaba por decidir como deve ser interpretado o “caminhar” do homem e do mundo. Esses interesses nascem de carência de orientação no tempo, na medida em que as necessidades de uma reflexão específica sobre o passado são interpretadas, sendo o sentido de se fazer história.
Esses interesses procura explicar o que significa pensar historicamente e por que se pensa historicamente, remetendo-nos a recuperar o passado para entender o presente e nos “levar” para o futuro.
Determinando assim os interesses e o entendimento através da interpretação do passado, o homem transforma aquelas carências de orientação no tempo em interesses dando sentido e tentando explicar a vida humana.
São ideias, critérios orientadores de sentido ou perspectivas na qual o passado aparece na história. O passado é tempo experimentado, mas com as ideias surgem perspectivas gerais de orientação da experiência, o passado adquire uma nova posição em que determinado acontecimento influenciam atualmente formando assim o

Relacionados