Os cenários da República. O Brasil na virada do século XIX para o século XX

Páginas: 6 (1469 palavras) Publicado: 10 de setembro de 2013
Quarta-feira, 18 de junho de 2013.

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Macaé
Graduação em História

Resenha de “O Império Marítimo Português’
De Charles R. Boxer.



Raquel Curvelo
terceiro Período




Matéria: Historiografia Brasileira
Professor: Meynardo










Macaé/RJ
Junho de 2013.


O autor escreve que os descobridores ibéricos das rotasoceânicas das índias ocidentais e orientais foram o maior acontecimento da humanidade realizado pelo homem, de acordo com o cronista espanhol Gómora. Também Adam Smith, segundo Boxer, os dois maiores acontecimentos da história da humanidade foram a descoberta da América e a descoberta da passagem para as índias orientais através do Cabo da Boa Esperança.

A principal característica da sociedade humanaantes dos descobrimentos portugueses era a dispersão. As sociedades viviam isoladas uma das outras, muitas sequer chegaram a saber da existência de outras sociedades. Muitas delas, principalmente na África, cresceram e deixaram de existir sem ter realizado qualquer contato externo.
Os portugueses tiveram alguma vantagem para iniciar as viagens marítimas por estar em uma posição geográficafavorável e, também, por já ter uma tolerância e facilidade na adaptação a convivência com outras raças, já que os mouros por muitos séculos dominaram a península ibérica. Ainda como vantagem, Portugal expulsou os mesmos mouros em 1249, dois séculos antes de a Espanha fazer o mesmo. Seus solos rochosos dificultavam o plantio, seus rios eram pouco navegáveis e sua população era pequena, cerca de um milhãode almas. Tudo isso contribuiu para a expansão marítima portuguesa.
As classes sócias não eram homogêneas. A nobreza estava dividida em Nobres, Fidalgos e cavaleiros. O clero também era bastante segmentado: Arcebispos, bispos, arquidiáconos, deões, chantres cônegos, padres, frades e monges compunham essa classe social. Uma classe social intermediária abaixo do clero e acima dos camponeses eram oscomerciantes, advogados, médicos e funcionários da coroa.


1 . O Ouro da Guiné e Preste João (1415-99)

Pode-se considerar a conquista do Ceuta frente aos Mouros em 1419 o início da expansão marítima portuguesa. Não que outros povos em datas anteriores não tenham realizado algumas navegações, mas todas elas, isso quando os navegantes retornavam, eram esporádicas e não representavam mudançaspara o mundo desta época. Certamente o início da “Era dos Descobrimentos” foi motivada por fatores religiosos, econômicos, estratégicos e políticos. Nem sempre dosados na mesma medida.
A ocupação do Ceuta mostrou aos portugueses o mercado do ouro que vinha do interior do continente africano. A partir de então tentaram estabelecer uma rota marítima para receber esse ouro. A lenda do Prestes Joãofoi motivadora das incursões portuguesas na África, onde este Rei – Sacerdote viveria em uma terra muito rica e com muitos súditos. O Preste João seria útil na luta contra os mulçumanos.
Portugal conseguiu uma extrema aproximação com a igreja católica, principalmente por ser uma nação católica e seguir obedientemente as determinações do Papa. Nicolau V decreta que todas as novas terrasconquistadas e as que ainda serão descobertas são monopólio português. Em 13 de março de 1456, já no papado de Calisto III a bula Inter Caetera confirma a posse dos atuais e futuros territórios a serem descobertos para Portugal.
Após 1442 Portugal passou a usar o tráfico de escravos para financiar suas expedições pela costa africana. A princípio entrando em conflito com aldeias que pouco potencial dedefesa e depois simplesmente negociando com mercadores negros que vendiam seus prisioneiros como escravos.
Até 1460 foi o infante Don Henrique o responsável por monopolizar as ações de comércio e exploração na África, depois dele a coroa portuguesa autorizou Fernão Gomes a monopolizar esse comércio, seguido do infante e herdeiro do trono Don João. Que mesmo quando cedia o comércio a algum outro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A virada do século XIX para o século XX
  • Economia Brasil SÉCULO XIX E XX
  • Fases economicas do brasil no seculo xix e xx
  • A História no século XIX e no século XX
  • Afluxos migratórios no brasil dos seculos xix e xx
  • os movimentos sociais no brasil nos séculos XIX E xx
  • Arte nos séculos xix e xx no brasil
  • Linguistica nos seculos xix e xx

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!