Os Cavern Culas Luana Regina Garcia

569 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ –
CÂMPUS PATO BRANCO
Luana Regina Garcia
Os Cavernícolas

1) Explore o título do texto relacionando com a “Alegoria da Caverna” de Platão.

Podemos observar que tanto o texto Os Cavernícolas quanto o texto Alegoria da Caverna falam do homem, o homem que vive cercado de medos, no mundo da caverna somos prisioneiros e medrosos, no mundo atual somos prisioneiros em nossas próprias casas pelo medo de assaltos, balas perdidas, drogas, enfim, só nos sentimos seguros dentro de nossas “cavernas”, casas cercadas de murros e grades. Vivemos em um tempo de conflitos armados por domínio de espaço, onde o que normalmente manda é o dinheiro, onde as pessoas vivem em suas “cavernas”, vivem no mundo da escuridão e da falta de perspectiva de mudança. Onde o povo prefere se calar ao invés de gritar por seus direitos, a saúde, educação, segurança e acabam se contentando com a mesmice, com medo de fugir de um tempo medíocre ou sem qualidade de vida.
Observamos no texto de Platão que o homem curioso é capaz de sair da caverna e observar o mundo cheio de luz que está no lado de fora. Sair da caverna significa superar os esquemas de alienação e de medo de conhecer a verdade. O ser necessita se desprender das amarras mais sombrias de sua mente. O homem é convidado a caminhar por caminhos novos, é chamado a desvendar o diferente, a excluir de sua mente tudo aquilo que o impede de ser feliz. De acordo com o texto quem consegue sair da caverna encontra coragem para continuar a viver. No mundo atual quem sai da caverna encontra um mundo mais seguro, onde as crianças podem brincar na rua sem medo, os jovens podem sair à noite com a certeza que voltaram para casa, enfim todas as pessoas passam a ter qualidade de vida e seus direitos assegurados.

2) Reflita sobre o mundo atual, encontre e descreva situações onde o homem contemporâneo se comporta como um cavernícola. (Pelo menos 3 situações diversas das apresentadas no texto).

Na

Relacionados