OS CATADORES DE MATERIAL RECICLÁVEL E A COLETA SELETIVA PARA A COOPERATIVA DO MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO SUL

Páginas: 28 (6820 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2013
OS CATADORES DE MATERIAL RECICLÁVEL E A COLETA SELETIVA PARA A COOPERATIVA DO MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO SUL1

Edilene Regina Florence de Moraes2
Romario Trentin3








RESUMO:
Na medida em que a população cresce juntamente com a quantidade de resíduos e da complexidade dos mesmos, aumenta a necessidade de uma nova visão de sistema, baseada na sustentabilidade do tratamento deresíduos sólidos. O presente estudo visa analisar a atuação dos catadores de materiais recicláveis da Cooperativa de Recicladores Solidários em Defesa do Meio Ambiente (COCARI), como instrumento de preocupação ambiental no município de Cachoeira do Sul, bem como investigar se a população tem consciência da importância da seleção/separação deste tipo de material. Com o avanço tecnológico e científicooriginado pela globalização aumentou o consumismo e a produção de resíduos persistentes no meio ambiente, surgindo ai a figura do catador de materiais recicláveis que buscam obter renda para sobrevivência por meio da venda dos resíduos coletados. Alterar o padrão de consumo é uma das ações a serem realizadas para que haja uma efetiva redução da utilização desnecessária de recursos esgotáveis. Naconsecução deste trabalho, realizou-se um estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de entrevista, pesquisa bibliográfica com base em livros, jornal local, sites e blog, além de observação direta na cooperativa e registro de imagens. Os resultados demonstraram que existe uma predominância de catadores do sexo feminino, onde a maioria das entrevistadas está acima dos 40 anos. O nível deescolaridade é predominantemente ensino fundamental incompleto sendo que 90% delas possui menos de 8 (oito) anos de estudo. Com relação ao tempo de profissão a maioria tem 2 anos no ramo de catador. Todas consideram o seu trabalho muito importante, embora a associação não possua esteira, apenas duas prensas e uma para a realização do trabalho. Projetos e campanhas sobre coleta seletiva, emboraapresentem problemas, são constituídos de metas a serem atingidas pelas comunidades preocupadas com a resolução de problemas referentes a destinação dos resíduos descartados. A coleta seletiva mobiliza toda a comunidade sendo considerada uma atividade indispensável para o futuro do planeta.

Palavras-chave: catadores; materiais recicláveis; COCARI; meio ambiente; Cachoeira do Sul



1. INTRODUÇÃOAs questões ambientais adquiriram, nos últimos anos, notoriedade no discurso e na agenda de trabalho de diferentes segmentos da sociedade (CALLENBACH; COHEN, HANSEN, SCHRADER; HART apud GONÇALVES-DIAS, 2009). Os ambientalistas, as ONGs (Organizações Não-Governamentais), os movimentos sociais, os governos, os pesquisadores, as empresas e os consumidores têm se mostrado cada vez mais preocupadoscom suas posturas e práticas (KAZAZIAN; MANZINI; COHEN; ABRAMOVAY apud GONÇALVES-DIAS, 2009).
Os resíduos sólidos se tornaram uma das questões ambientais mais destacadas na agenda de discussão, principalmente nos grandes centros urbanos (BERTHIER; SITARZ apud GONÇALVES-DIAS, 2009). Este tema reveste de importância na medida em que serve para melhor exemplificar as possibilidades de formulação depolíticas públicas rumo às mudanças nos hábitos e atitudes dos cidadãos com o objetivo de minimizar ou prevenir a degradação ambiental (JACOBI apud GONÇALVES-DIAS, 2009).
Atualmente, com o crescente consumo de produtos, cresce também a produção de lixo. Com isso, é preciso pensar no destino dado a ele. Boa parte do lixo produzido pode ser reaproveitado através da coleta seletiva de materiaisrecicláveis.
A origem de Resíduos Sólidos Urbanos é um problema que não atinge apenas os grandes centros, cidades de pequeno porte, ainda que os produzam em menor quantidade, também sofrem com a deterioração ambiental e social relacionada a esses resíduos gerados por todos. (ALMEIDA, 2007).
Conforme o manual do CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem), a nova lei sobre resíduos sólidos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • coleta seletiva de materiais recicláveis
  • Estudo das cooperativas de catadores de materiais recicláveis
  • cooperativas de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis
  • A LOGÍSTICA REVERSA NA COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS DOMICILIARES RECICLÁVEIS NO MUNICÍPIO DE JARAGUÁ DO SUL
  • Leitura: “COLETA SELETIVA NAS EMPRESAS E FORTALECIMENTO DA COOPERATIVA DOS TRABALHADORES DE...
  • Coleta seletiva nas empresas e fortalecimento da cooperativa dos trabalhadores de materiais recicláveis.
  • IMPLANTAÇÃO DE LIXEIRAS PARA COLETA DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NO MUNICÍPIO DE LARANJEIRAS DO SUL
  • Implantação de uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis em parnaíba

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!