Os Carotenoides S O Uma Fam Lia De Compostos Abundantemente Encontrados Na Natureza

441 palavras 2 páginas
Os carotenoides são uma família de compostos abundantemente encontrados na natureza, sendo os responsáveis pela cor da maioria das frutas e vegetais que comemos todos os dias, a qual pode variar desde o amarelo até o vermelho vivo. O corpo humano não é capaz de produzir estas substâncias e depende da alimentação para adquirí-las.
Mais recentemente, pesquisas têm demonstrado que os carotenoides atuam como antioxidante, protegendo as células dos danos oxidativos e, consequentemente, reduzindo o risco de desenvolvimento de algumas doenças crônicas.
Existe cerca de 600 carotenóides, porém os mais comuns são o betacaroteno, o licopeno, a lutéina e a zeaxantina.
Betacaroteno
O betacaroteno é um carotenóide conhecido como pró-vitamina A. Ele é um importante antioxidante e estimula o sistema imunológico. Sabe-se hoje que a deficiência de vitamina A é umas das três deficiências mais freqüentes no mundo.
Licopeno
Encontrado principalmente nos tomates, o licopeno é responsável por dar a cor vermelha para o tomate, melancia, goiaba e outros alimentos. O licopeno tem papel importante na redução do risco de desenvolvimento de câncer, principalmente o câncer de próstata.
Luteína e Zeaxantina
São encontradas predominantemente nas frutas e legumes amarelo-alaranjados e nos vegetais verde-escuros. São dois carotenóides presentes no organismo, principalmente na parte da visão. Eles estão em evidência no momento por estarem correlacionados com diminuição do risco de degeneração macular (cegueira de idosos) e catarata. Além de prevenir a degeneração macular, eles possuem papel fundamental na proteção contra os efeitos nocivos dos raios ultravioletas.

Em certos casos, o cozimento pode aumentar a biodisponibilidade dos carotenóides na comida. Por exemplo, a biodisponibilidade do licopeno do tomate tem a sua absorção aumentada quando o alimento é processado em altas temperaturas. É mais fácil absorver o licopeno do tomate após ele ser cozido do que com ele no estado cru.
Preparar

Relacionados

  • Arquivos Simbidor 2007
    280343 palavras | 1122 páginas