Os camponeses e a política no Brasil

Páginas: 5 (1148 palavras) Publicado: 11 de fevereiro de 2014
Texto: Os camponeses e a política no Brasil
Características importantes no surgimento do rural: 1º camponês – na Europa – autonomia, criava história, ficava com a terra. Brasil característica da burguesia agrária. Aqui não tivemos processo de ruptura. Esse camponês traz característica do ranso conservador: não é autônomo, é desenraizado, é expulso da terra, mas volta para a terra, não conseguese estabelecer como trabalhador autônomo. Deixou de ser proprietário real para ser proprietário nominal. É dono só no nome. Ele não é dono dos instrumentos de trabalho. Ele é expropriado. Em nenhum momento ele é autônomo. Não consegue produzir na sua terra. 2º Em todo momento da história ele é excluído enquanto protagonista da história. Exclusão do trabalho, dos produtos do trabalho.
1500 a 1850– A Sesmaria era a única lei para o campo. O Brasil era um país sem autonomia. A sociedade era de quem tinha e de quem não tinha a terra.
A forma para conservar a propriedade tinha como objetivo de não haver dispersão da propriedade.
Morgadio lei que impede dispersão da riqueza da família. O primogênito que era o herdeiro da terra. Vigorou até 1935. Morgadio não impedia a abertura, criação denovas propriedades.
Na sesmaria quem trabalha na terra se tornava dono da terra. Mas o direito não era igual. Havia diferenças entre camponês (esse só trabalhava, só conseguia favor, nunca conseguiu ser dono de nada) e o fazendeiro (esse tinha todos os direitos).
O que legitimava o uso da terra? O emprego útil das terras. Isto não quer dizer que havia direito igual. Havia a desigualdade entre ofazendeiro e o camponês. Desigualdade essa que definia os que tinham e os que não tinham.
Troca de favores entre desiguais. O camponês tinha o direito apenas de ocupar a terra e não ser dono dela. Relação de dependência. O trabalho e a lealdade mantinham ele na terra.
A exclusão do camponês é vista até aqui no período escravista.
Dava mais dinheiro o comércio do escravo e não o seu trabalho. Ele éa mercadoria mais importante. Soc. Estamental – quem é senhor jamais deixará de ser senhor e quem é camponês jamais será senhor. A renda se dava na circulação, não no produto. O trabalho escravo que dá a necessidade de uma classe ter o domínio sobre a terra. O escravo não era convertido em dinheiro para a colônia. O camponês era duplamente excluído: da condição de escravo e da condição deproprietário já que não podia ser convertido em renda capitalizada do tráfico colonial. Essa exclusão das relações de propriedade, não o excluía da propriedade. Ele viveu, durante todo o tempo do escravismo, esta contradição que só se resolveu quando se resolveu a contradição maior representada pelo escravo numa economia capitalista de produção escravista de mercadorias. E por serem pobres estavamexcluídos de qualquer participação política (voto censitário).
Mudança do Império para a República – O trabalho escravo representava uma coisa que precisava ser resolvida. Abolido o trabalho escravo nos outros países e ter que pensar num novo regime de terras no Brasil. A burguesia precisava manter seus lucros, por isso não podia democratizar a propriedade instruindo a Lei de Terras. A lei de Terrastransformava as terras devolutas em monopólio do Estado e o Estado era controlado por uma forte classe de fazendeiros com o objetivo de garantir a mão-de-obra para a grande fazenda. Com essa medida descentralizava a questão agrária (passa para os Estados e municípios e não para a União a responsabilidade) e é definido o lugar político e econômico do camponês.
Característica desse campesinato:campesinato de pequenas propriedades, dependente do mercado, campesinato de homens livres, itinerante (desenraizado), campesinato que compra a terra.
Com a lei de terras o monopólio de classe que se dava sobre o trabalho escravo se transforma do monopólio de classe sobre a propriedade. Antigamente subjugava-se o outro sobre o trabalho escravo - em 1850 - essa relação muda, pois agora passa a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Os camponeses e a politica no brasil
  • os camponeses e a politica no brasil
  • Politica do brasil
  • politica no brasil
  • POlitica do Brasil
  • POLITICAS NO BRASIL
  • politica brasil
  • politica no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!