Os caminhos da inclusão na escola atual

Páginas: 10 (2354 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2013
Faculdade Integrada Brasil Amazônia – FIBRA
Pós-Graduação Lato Sensu
Curso: Neuropsicopedagogia 2012


CELIZA DE ALMEIDA GIROUX
TEMA: OS CAMINHOS DA INCLUSÃO NA ESCOLA ATUAL
RESUMO
É ampla a discussão a respeito de educação inclusiva, entretanto é preciso pensar que a construção de uma sociedade inclusiva vai muito além da teoria, entretanto essa teoria se faz necessário paradirecionamento do fazer de forma satisfatória. O ponto chave da inclusão está diretamente relacionada com o respeito à diferença, respeito à diversidade; é preciso a plena consciência que somos diferentes uns dos outros, e é exatamente isso que nos torna de certa forma iguais. A inclusão escolar hoje no âmbito educacional é um fato e vai muito além do simples ato de matricular uma criança com necessidadesespeciais em uma classe regular, existe toda uma complexidade, um comprometimento dos nossos políticos, um novo modelo educacional, professores comprometidos e preparados para conviver com a diversidade, apontando para uma educação com foco na igualdade. Vários documentos foram criados, mas os direitos ainda não são efetivos, várias barreiras impedem a concretização da inclusão. Desta forma oobjetivo deste artigo é discutir a viabilidade da construção de uma escola inclusiva, debruçado a luz dos teóricos da educação e pautados na LDB vigente no Brasil.

Palavras chave: : Inclusão; escola; educador; diferença; igualdade.

ABSTRAT
It is wide discussion about inclusive education, however you have to think that building an inclusive society goes far beyond theory, though this theory isneeded to make the targeting satisfactorily. The key point of inclusion is directly related to the respect for differences, respect for diversity; need full awareness that we are different from each other, and that is exactly what makes us somehow equal. School inclusion within education today is a fact and goes far beyond the simple act of enrolling a child with special needs in a regular class,there is a whole complexity, an impairment of our politicians, a new educational model, teachers committed and prepared to live with diversity, pointing to an education with a focus on equality. Several documents were created, but the rights are not yet effective, several barriers hinder the implementation of inclusion. Thus the aim of this paper is to discuss the feasibility of building aninclusive school, poring light of theoretical education and guided by the LDB force in Brazil.
Keywords :: Inclusion, school, educator; difference; equality.
1 Introdução
“É preciso que tenhamos o direito de sermos diferentes quando a igualdade nos descaracteriza e o direito de sermos iguais quando a diferença nos inferioriza”.

(SANTOS, Boaventura. 1995)

A inclusão tanto educacional comosocial é uma preocupação mundial. Conforme podemos constatar com a Declaração de Salamanca (Espanha, 1994), e uma luta das pessoas com deficiências e sua família, visando um tratamento igualitário na busca basicamente de um lugar e tratamento com respeito na sociedade.
(...) a expressão ‘necessidades educacionais especiais’ refere-se a todas as crianças e jovens cujas carências se relacionam adeficiências ou dificuldades escolares. (...) Neste conceito, terão que se incluir crianças com deficiência ou superdotados, crianças de rua ou crianças que trabalham, crianças de populações remotas ou nômades, crianças de minorias linguísticas, étnicas ou culturais e crianças de áreas ou grupos desfavorecidos ou marginais. (Declaração de Salamanca, 1994, pg 15).

Trabalhar com alunos portadores denecessidades educacionais especiais vem sendo ao longo dos tempos o grande desafio tanto para as escolas quanto para os profissionais da área da educação. A sociedade ao decorrer dos tempos tomou consciência da necessidade da aprendizagem das pessoas com deficiência e portadoras de necessidades especiais, de suas possibilidades de acesso a qualquer lugar, e a sua ação consciente e cidadã que deva...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Adaptações curriculares nas escolas regulares de ensino: o caminho para a inclusão
  • Caminhos para inclusão
  • CAMINHOS PARA INCLUSAO
  • a escola atual
  • Inclusão na Escola
  • inclusão nas escolas
  • inclusao na escola
  • a Inclusão na escola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!