Os Códices Mexicas

Páginas: 10 (2474 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Os Códices Mexicas: Soluções Figurativas A Serviço Da Escrita Pictoglífica
Por Eduardo Natalino dos Santos

“Alguns estudiosos ainda afirmam que escrita é apenas escrita fonética e os registros visuais que não codificam os sons são apenas formas primitivas ou proto-escrituras. Segundo tais estudiosos, os povos que desenvolveram sistemas pictoglíficos, considerados por eles como estágiosanteriores no desenvolvimento de uma “verdadeira escrita”, pararam no meio do caminho, pois chegaram, no máximo, no patamar da escrita glífica. Esses estudiosos tendem a analisar o desenvolvimento e o uso dos sistemas de escrita como um processo universal, evolutivo e auto-referenciado, isto é, separado das demandas e das prioridades que cada época e cultura atribuíam ou requeriam de seus sistemas deregistro do pensamento ou da fala”. (p. 242)
No trecho, como o autor mesmo pontua, os especialistas tomam as pesquisas dominados pelo olhar ocidental e por todas as referências adquiridas no meio. De imediato não ganham atenção, são consideradas primitivas diante de linguagens elaboradas e bem estabelecidas dos países colonizadores. Impregnados pelo olhar renascentista não conseguem enxergar asdiferenças entre os povos mesoamericanos e aos do mundo da arte ocidental, já que suas civilizações desenvolveram sua cultura indiferentes ao que ocorria em outras partes do mundo. Não analisavam a unicidade não contaminada daquela cultura que nasceu e se desenvolveu sozinha, sem interferências de tendências e estéticas exteriores. Estabeleceram sua arte e escrita de acordo com as necessidades deseu próprio meio. Entretanto foram interpretados como um povo que não pode desenvolver bem nem sua escrita e nem sua pintura, devido a contínua abstração e afastamento do ideal de belo difundida pela renascença. No texto o autor ressalta esse fato, dos povos mesoamericanos não se importarem com a “reprodução realística” do mundo. E logo após ele questiona:

“No entanto, seriam essas as prioridadesdos tlacuilos mesoamericanos? Certamente que não. Por outro lado, isso não significa que esses escribas não tivessem a preocupação de vincular as imagens produzidas e o mundo visível por semelhanças visuais. Quais seriam então as prioridades na confecção de imagens pintadas que eram, ao mesmo tempo, parte de um sistema de escrita?” (p. 243)
Essa é a grande questão levantada no texto e o autorexplicita alguns fatores que podem responde-la. É claro que uma cultura que viveu afastada de todo o movimento de desenvolvimento ocidental não iria possuir uma similaridade tão evidente com sua linguagem artística. As soluções criadas por eles, porém, não levanta tanta estranheza. Todos os seus produtos formais carregam um panorama de indagações. No desenvolver do texto percebem-se as prioridadesmesoamericanas e como seus tlacuilos resolveram essa demanda. Ele exalta especificamente duas técnicas de representações, o ponto de vista múltiplo e a vista em corte. Nos exemplos sugeridos por ele no texto ele mostra como eram as representações da figura humana e também animal. O ponto de vista múltiplo percebe-se em imagens em que a figura central é representada com diversos deslocamentos, algoque se distância da noção de perspectiva renascentista. Um adorno ou uma parte do corpo é representada fora de sua estrutura correta, como um alargador de nariz do personagem na lateral que é trazido para uma frontalidade ignorando qualquer compromisso com a “realidade”. Esse intuito de poder representar todos os elementos de uma figura de forma plana lembra os objetivos formais do própriocubismo, que usa da perspectiva uma forma de reconstruir sua ideia de expressão da realidade. A vista em corte também tem o intuito de apresentar elementos escondidos pela ideia da perspectiva ocular, é comum perceber que os cortes feitos nas figuras mesoamericanas expõem qualquer componente anteriormente oculto. Seus motivos são ainda mais similares ao resto do contexto artístico. Desenvolvendo mais a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • REVOLUÇÃO MEXICA
  • O Contato entre castelhanos e mexicas
  • Do rolo ao códice como a bíblia passou a ter o formato de livro
  • Direitos Das Mulheres Diana Codices 10 44

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!