Os blocos econnomicos supranacionais

10227 palavras 41 páginas
Blocos económicos supranacionais
A mundialização da economia capitalista gerou a segmentação do espaço económico mundial, esta caracteristica geográfica se expressa no final do secúlo XX na formação de blocos economicos em todo mundo.
Entendemos por blocos económicos, a união de países que têm como meta a integração dos aspectos econômicos e sociais, são formados com o intuito de auxiliar o desenvolvimento comercial. Através deles, ocorre a redução ou até isenção de impostos cobrados ou das tarifas alfandegárias, a facilitação de procedimentos burocráticos e do tráfego de mercadorias e serviços. De acordo com pesquisas mundiais, a criação de blocos económicos faz com que haja crescimento contínuo na economia, são formados por países próximos entre si ou que tenham semelhanças culturais ou comerciais.
Blocos económicos supranacionais são grupos de paises que por meio de tratados diplomáticos ou pela própria dinâmica dos fluxos económicos facilitam a circulação de mercadorias e capitais e configuram mercados interiores que quebram as barreiras económicas e alfandegárias entre essas nações.
Comunidade Económica Europeia - União Europeia
Segundo MEDEIROS (1996:42), a Comunidade Económica Europeia (CEE) é o nome da organização internacional que existiu de 1958 até 1992, e que neste mesmo ano tornou-se a actual “União Europeia” (EU). Torna-se importante fazer a distinção entre Comunidade Econômica Europeia (CEE) e União Europeia (UE) pois ambas organizações são representativas de 6 estágios preconizados na teoria do processo de integração económica (1. zona preferêncial de comércio, 2. área de livre comércio, 3. união aduaneira, 4. mercado comum, 5. união econômica e monetário, 6. integração econômica total), desenvolvido na década de 60. De acordo com tais estágios, a CEE constituía o quarto passo no caminho a uma união econômica plena entre os países constituintes enquanto a UE estabelece uma união aduaneira e uma política unificada e regulamentação de

Relacionados