Os biocombustiveis

Páginas: 10 (2288 palavras) Publicado: 28 de abril de 2014
 Os Biocombustíveis

Biocombustível é todo combustível derivado de fonte orgânica e não fóssil, como por exemplo, o álcool etanol, a biomassa ou o biodiesel. Sua aplicação é bastante antiga e extensa, ao contrário do que possa parecer devido à supervalorização do biodiesel atualmente. São fontes de energia renováveis oriundas de produtos vegetais e animais,as principais matérias-primas para a produção são a cana-de-açúcar, beterraba, sorgo, dendê, semente de girassol, mamona, milho, mandioca, soja, aguapé, copaíba, lenha, resíduos florestais, excrementos de animais, resíduos agrícolas, entre outras. Por outro lado, a produção de biocombustíveis tem diminuído a produção de alimentos no mundo. Buscando lucros maiores, muitos agricultores preferemproduzir milho, soja, canola e cana-de-açúcar para transformar em biocombustível.
O processamento dessa matéria orgânica origina um óleo, que pode ser misturado aos derivados do petróleo ou utilizado puro. Os principais biocombustíveis são:
Metanol- Ou ainda o álcool da madeira, pode ser preparado pela destilação seca de madeiras, seu processo mais antigo de obtenção, e de onde, durante muitotempo, foi obtido exclusivamente.
O metanol é principalmente um solvente industrial, pois ele dissolve alguns sais melhor do que o etanol; é utilizado na indústria de plásticos, na extração de produtos animais e vegetais, e como solvente em reações de importância farmacológica, como no preparo de colesterol, vitaminas e hormônios. No processo de transesterificação da gordura, para produzir biodiesel.É usado como combustível em algumas categorias de monopostos dos EUA. As equipes e o piloto são instruídos de como agir diante de um incêndio provocado por um acidente. Como o fogo não é visível é preciso jogar água em todos os cantos onde supostamente está ocorrendo e no próprio piloto e membros da equipe se for o necessário.
Bio-óleo - É um líquido negro obtido por meio do processo depirólise, no qual a biomassa é submetida a altas temperaturas em um ambiente isolado com pouco ou nenhum oxigênio. É utilizado principalmente como combustível para aquecimento e a geração de energia elétrica.
Biogás- É um tipo de gás inflamável produzido a partir da mistura de dióxido de carbono e metano, por meio da ação de bactérias fermentadoras em matérias orgânicas. Artificialmente esse processoocorre através de um equipamento, o biodigestor anaeróbico. O próprio metano não possui cheiro, cor ou sabor, mas os outros gases apresentam odor desagradável. O biogás é uma fonte energética renovável, por essa razão é considerado um bicombustível.
Bioetanol- É um combustível renovável produzido a partir de resíduos agroindustriais, como o bagaço de cana. Há também a produção em outros países comoos EUA e a França, que utilizam o milho e a beterraba, respectivamente. Entretanto o processo brasileiro é o mais avançado, pois, para cada unidade de energia utilizada no processo, são geradas cerca de oito unidades de energia na forma de etanol enquanto no processo americano essa relação é de cerca de 1 para 1,3 atualmente. O processo francês alcança a marca de 1 para 1,5 . Além disso, noprocesso brasileiro começa a tornar-se cada vez mais comum a utilização do bagaço da cana, sobra do processo, para a geração de eletricidade. O bioetanol ainda é muito criticado por alguns grupos de pessoas que consideram desperdício de alimentos que poderiam alimentar seres vivos
Óleo vegetal- É uma gordura extraída de plantas formada por triglicerídeo. Apesar de, em princípio, outras partes da plantapoderem ser utilizadas na extração de óleo, na prática este é extraído na sua maioria (quase exclusivamente) das sementes.
Os óleos vegetais são utilizados como óleo de cozinha, pintura, lubrificante, cosméticos, farmacêutico, iluminação, combustível (biodiesel ou puro) e para usos industriais. Alguns tipos de óleos, tais como o óleo de colza, algodão ou rícino são impróprios para consumo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biocombustiveis
  • Biocombustiveis
  • Biocombustíveis
  • Biocombustíveis
  • Biocombustíveis
  • BIOCOMBUSTÍVEIS
  • Biocombustiveis
  • Biocombustivel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!