Os benefícios causados com implantação de um terminal retropotuário para a indústria exportadora de frango em Santa Catarina

4414 palavras 18 páginas
OS BENEFÍCIOS CAUSADOS COM A IMPLANTAÇÃO DE UM TERMINAL RETROPORTUÁRIO PARA A INDÚSTRIA EXPORTADORA DE FRANGO EM SANTA CATARINA

Jorge Hector Morella Junior
Suellen Moreira Gaiéski Schultz

Resumo
Diante do atual cenário de competitividade entre os Estados, cada vez mais os investimentos na infra-estrutura por parte do governo ou iniciativa privada trazem grande desenvolvimento à economia do Estado e grande crescimento na logística integrada dos modelos de transportes como rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e Terminais Retroportuário, sendo que é um fator primordial para o Brasil competir no Comércio Internacional. Nesse contexto, tornam-se vista o surgimento de novos Terminais Retroportuário Alfandegados para o atendimento as necessidades de agilidade e movimentação de cargas, principalmente no âmbito das exportações de cargas conteinerizadas que necessitam de tratamento diferenciado. O artigo destaca os benefícios exercidos na implantação de um Terminal Retroportuário para uma indústria exportadora de frango, destacando as potencialidades exercidas por esse novo modelo de armazenamento e desembaraço de cargas. A metodologia utilizada nessa pesquisa foi qualitativa fundamentando-se em ampla pesquisa bibliográfica.

Palavras-chave: Terminais Retroportuários. Exportações de frango. Cargas frigorificadas.

1 Introdução

O baixo custo, a qualidade e agilidade na produção/distribuição é um fator prioritário na realização das comercializações, principalmente no modal marítimo que possui baixo custo em relação aos outros modais.
Outro fator a se considerar é a importância dos incentivos à aplicabilidade de novas regulamentações de novas leis por parte do poder público, auxiliando e facilitando os processos portuários, seja ele público ou privado, mas no final do processo possibilita grande e expansivo crescimento econômico e cultural para o Estado.
Isso em longo prazo proporcionou ao Brasil forte desempenho e grande desenvolvimento

Relacionados