Os Axiomas de Zurique

Páginas: 9 (2113 palavras) Publicado: 22 de fevereiro de 2014
Os Axiomas de Zurique
Tweet
O assunto do livro como o autor fala é apostar para ganhar. Foram criadas num clube de Suíços que operavam em mercadorias e ações, “regras” que eram utilizadas para se assumirem riscos os chamados “Axiomas de Zurique”,tratando de riscos e de como administrá-los. Os Axiomas são subdividos em 12 grandes axiomas e 16 axiomas menores.
Como o autor diz, não existefórmula, mas seguindo esses passos você é capaz de ficar rico.
O 1º GRANDE AXIOMA: DO RISCO - Preocupação não é doença, mas sinal de saúde. Se você não está preocupado, não está arriscando o bastante.
É relatado o exemplo de duas jovens Mary (a louca) e Silvia (a sóbria) que possuíam diferentes visões. Silvia, buscava um investimento que lhe trouxesse segurança e algum rendimento, por isso, a sóbria.Já Mary aceitava correr alguns riscos, para que seu capital crescesse significativamente.
Silvia investiu seu dinheiro onde tivesse uma remuneração financeira segura, como na poupança, e Mary investiu em ações. No começo, Mary até perdeu parte do seu dinheiro, enquanto Silvia mantinha seu capital intacto, até com algum pequeno rendimento. Com o passar dos anos, Silvia não ficou rica, e corre orisco de não ter dinheiro para ter uma velhice confortável, já Mary com suas ações, acabou enriquecendo. Correr alguns riscos valeu a pena, além do que correr riscos não traz a sensação de estar vivendo no tédio.
O 1º AXIOMA MENOR - Só aposte o que valer a pena. Não adianta querer apostar valores pequenos com a esperança de ficar rico. É claro que não se deve apostar tudo a ponto de ficar falido, massim a níveis que valham a pena.
O 2º AXIOMA MENOR - Resista à tentação das diversificações. Diversificar os investimentos, significa reduzir os riscos e com eles a chance de ficar rico. Como é citado, “Ponha os seus ovos no mesmo cesto, e tome conta do cesto.”
O 2º GRANDE AXIOMA: DA GANÂNCIA - Realize sempre o lucro cedo demais.
É feito um comparativo, com jogadores de cassinos, que deixam quea ganância os conduza, não sabendo a hora de parar. Esse axioma diz que a ganância faz com que você sempre queira mais, e não se satisfaça com o que ganhou, é preciso saber a hora de sair do “jogo”. Com certeza você vai se arrepender por sair cedo demais alguma vez, e isso vai lhe doer muito, mas é melhor sair cedo demais, do que tarde demais e perdendo dinheiro.
O 3º AXIOMA MENOR - Entre nonegócio sabendo quanto quer ganhar; quando chegar lá caia fora. É aconselhável que antes de se entrar num negócio, definir quanto se quer ganhar, o quanto é um bom lucro, e quando atingi-lo sair fora dele, a não ser que se tenha uma boa justificativa, para se acreditar que deve esperar mais um pouco.
O 3º GRANDE AXIOMA: DA ESPERANÇA - Quando o barco começar afundar não reze. Abandone-o.
Esteaxioma, fala de como escapar quando o negócio vai mal, e isso vai acontecer, mais cedo ou mais tarde, cerca de metade de seus investimentos vão dar errado, por isso é preciso saber perder. Estipule margens de perda entre 10% e 15% ou até 20%. Se começar a perder, não tenha dúvida, abandone o barco. Não crie falsas esperanças que as coisas vão melhorar, você pode perder mais ainda, parta para um novoinvestimento.
O 4º AXIOMA MENOR - Aceite as pequenas perdas com um sorriso, como fatos da vida. Conte incorrer em várias, enquanto espera um grande ganho. Claro que aceitar uma perda com um sorriso, é um pouco demais, mas se uma operação não deu de funcionar, caia fora e parta para outra. Tente encarar as pequenas perdas, como custo das especulações.
O 4º GRANDE AXIOMA: DAS PREVISSÕES - Ocomportamento do ser humano não é previsível. Desconfio de quem afirmar que conhece uma nesga que seja do futuro.
Não de atenção a previsões sobre o futuro e a falsos profetas, ninguém consegue prever o futuro. Nem mesmo os famosos economistas conseguem prever o que vai acontecer. Faça projeto em curto espaço de tempo, se baseando em tendências de mercado e aí sim talvez por um pouco de sorte...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Os axiomas de zurique
  • Axiomas de zurique
  • Axioma de Zurique
  • Axiomas de zurique
  • Axiomas de Zurique
  • Axiomas de zurique
  • Axiomas de zurique
  • Os axiomas de zurique

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!