Os avós

Páginas: 3 (712 palavras) Publicado: 11 de junho de 2012
OS AVÓS

André Pessoa
Dizem alguns especialistas que "o neto é filho com mel"... ou que o prazer que traz um neto compensa longe todo o esforço despendido na criação de um filho... chegamalguns jocosamente a propor, se não seria possível pular etapas!!??

O papel dos avós junto aos netos é a gratuidade de atenção, carinho e amor. Alguns pais se queixam que os avós estragam os netos comseus mimos. A responsabilidade da educação é dos pais, sendo este um dos motivos que faz com que netos e avós se entendam tão bem. Havendo respeito pelos critérios e hábitos estabelecidos pelos pais,não há prejuízo para a autoridade paterna, nem para o desenvolvimento do caráter dos filhos, se os avós se permitem eventualmente conceder este ou aquele capricho ao neto. De certa forma os avós dãoum refresco eventual ao dia a dia imposto pelos pais.

Infelizmente perdem os netos que ficam com os avós durante o dia para que seus pais possam trabalhar. Neste caso os avós assumemtemporariamente a responsabilidade dos pais, o que termina por ofuscar a magia que existe na relação neto-avô. Um dos riscos que correm os avôs-pais, nesta situação, é que tire o neto proveito da afabilidade dosavós, e termine por se tornar um tirano. Há que haver uma séria preocupação por parte dos avós-pais, de impor limites, mas sem desautorizar os pais, uma vez que permanece sendo deles aresponsabilidade de educar os filhos.

Avô é um estado de espírito que independe da idade. Ser chamado de avô/avó, por si é uma forte demonstração de afeto dos netos. Há quem conquiste este tratamento carinhoso,mesmo sem o ser de fato, por sua maneira afável de ser, pela abertura de diálogo e tempo que dispõe às crianças. São vínculos familiares de ouro que penetram fundo em nosso coração, que permanecempor toda a vida. Quem não se lembra com carinho dos avós?

Não é somente o neto que cresce nesta relação mágica. Os avós também crescem. Depois de terem labutado uma vida cheia de desafios, se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • meu avo
  • a tua avó
  • amor de avó
  • Fichamento Avôs
  • Geração dos nossos avós
  • Avós na EScola
  • carta para avô
  • Avos de jesus

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!