Os aspectos interdisciplinares das históricas ações do estado no atendimento à população

Páginas: 7 (1641 palavras) Publicado: 1 de novembro de 2011
Muito falado mas pouco executado, o método de ensino interdisciplinar ainda luta para romper a barreira dos preceitos educacionais positivistas; experiências mais radicais estão presentes em algumas escolas brasileiras
O movimento interdisciplinar
Em Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa (Papirus Editora), Ivani Fazenda, coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas daInterdisciplinaridade (Gepi) da PUC-SP, relata um pouco da trajetória dos estudos da interdisciplinaridade no Brasil e no mundo. Segundo ela, o movimento da interdisciplinaridade surgiu na Europa, principalmente na França e na Itália, em meados da década de 60, evidenciando o compromisso de alguns professores universitários que buscavam "o rompimento com uma educação por migalhas", com a organizaçãocurricular excessivamente especializada e toda e qualquer proposta de conhecimento que incita o olhar do aluno numa única direção. Um dos principais precursores da interdisciplinaridade foi o filósofo e epistemólogo Georges Gusdorf (1912-2000). Segundo ele, o destino da ciência multipartida seria a falência do conhecimento, pois, na medida em que nos distanciamos de um conhecimento em sua totalidade,estaríamos decretando a falência do humano, "a agonia da nossa civilização".
As discussões sobre interdisciplinaridade chegaram ao Brasil no final da década de 60. De acordo com Ivani Fazenda, interdisciplinaridade tornou-se, então, palavra de ordem a ser empreendida na educação, uma forma de modismo. A primeira produção significativa sobre o tema no Brasil é de Hilton Japiassu, que publicaInterdisciplinaridade e patologia do saber em 1976.
De acordo com Ivani, tanto Japiassu quanto Gusdorf dão indicações detalhadas e ainda atuais sobre os cuidados a serem tomados na constituição de uma equipe interdisciplinar: necessidade do estabelecimento de conceitos-chave para facilitar a comunicação entre os membros da equipe, exigências para delimitação do objeto ou tema a ser pesquisado, repartiçãode tarefas e partilha de resultados.
Obstáculos e perspectivas
Para Débora Vaz, diretora da Escola Castanheiras, de Santana de Parnaíba (SP), a grande vantagem desta década em relação à de 90 é que agora as escolas estão livres do modismo. "Hoje, olhamos para o conhecimento e vemos que é possível e bom que se favoreça o olhar de um mesmo objeto tendo a contribuição de diversas áreas, mas sabendoe entendendo que não é sempre que isso vai acontecer", explica.
"Pensamos muito nas escolhas de natureza interdisciplinar, porém temos claro que nem tudo pode ser considerado abordagem interdisciplinar", acrescenta Débora. No 3º ano do fundamental os alunos estudam quem eram os moradores das serras do entorno de Santana de Parnaíba. "Nesse trabalho, eles lêem gráficos, fazem análisesquantitativas do número de indígenas que moravam aqui, mas não o classificamos como interdisciplinar, porque esse trabalho não altera o conhecimento que eles já têm de matemática", diz. Quando a turma entra no campo das artes para estudar as representações artísticas daquelas nações, isso se altera. "Esse estudo transforma o conhecimento que eles têm de artes e das nações indígenas", finaliza.
Segundo adiretora, antes de realizar qualquer tipo de planejamento de prática interdisciplinar, os professores tentam responder a uma questão básica: quais são as áreas do conhecimento que contribuirão para o aluno entender melhor esse
|
objeto por diversas ópticas?
Para Débora, as dificuldades no trabalho da interdisciplinaridade ainda estão na formação dos educadores, muito positivista ecompartimentadora do conhecimento. "Isso ainda faz com que o próprio professor consiga ver pouco o mesmo objeto de vários lados", explica. Outro problema, segundo ela, é a falta de investimento na formação de professores em ciências naturais. "O professor tem de buscar conhecimentos desses conteúdos de áreas de pouca cultura no Brasil", sugere. "Há pouca cultura em física e em química. Fugimos muito dessas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aspectos interdisciplinares das históricas ações de estado no atendimento à população
  • Os aspectos interdisciplinares das históricas ações de estado no atendimento á população
  • Os aspectos interdisciplinares das históricas ações de estado no atendimento a população
  • Os aspectos interdisciplinares das historicas ações de estado no atendimento à população
  • Os aspectos interdisciplinares das historicas ações de estado no atendimentos a população
  • Os aspectos interdisciplinares das históricas ações de estado no atendimento á população.
  • Os aspectos interdisciplinares das históricas ações de estado no atendimento á população á população
  • Os aspectos interdiciplinares das históricas ações do estado no atendimento à população

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!