Os aparelhos ideológicos de estado

Páginas: 10 (2325 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2012
ALTHUSSER IDENTIFICA OS APARELHOS IDEOLÓGICOS DO ESTADO

Girlany Tavares Feitosa Pereira



RESUMO

O artigo aborda sobre a teoria do currículo sob o ponto de vista da teoria tradicional e da teoria crítica. Apresenta um pouco da história do currículo em outros países e no Brasil. Mostra as mudanças ocorridas no perpassar dos tempos propondo uma nova concepção de currículo como algobaseado não somente nos conteúdos a serem ministrados aos alunos, mas fazer ligação dos conteúdos programados com o cotidiano dos educandos. Expõe os aparelhos ideológicos de Estado identificados por Althusser e a contra partida da Pedagogia do Oprimido e da Pedagogia Crítica dos Conteúdos.
.

PALAVRAS-CHAVE: Teoria do currículo, teoria crítica e aparelhos ideológicos de Estado.


INTRODUÇÃONeste artigo, procuramos tecer algumas considerações sobre as teorias tradicionais que tem como objetivo ser apenas teorias neutras, científicas e desinteressadas e as teorias críticas em contra posição, enfatizam que nenhuma teoria é neutra, mas que está inevitavelmente implicada em relações de poder. Dentro da teoria tradicional, Bobbitt, valoriza a eficiência, a organização e desenvolvimentodo currículo. Assim como Taylor, o currículo é visto como um processo de racionalização de resultados educacionais, cuidadosa e rigorosamente especificados e medidos. O modelo institucional dessa concepção de currículo é a fábrica. Para Bobbitt o sistema educacional deveria ser tão eficiente como qualquer outra empresa econômica. Em contrapartida na teoria crítica, Louis Althusser em seu ensaioquestiona e identifica os aparelhos ideológicos de Estado, entre eles a escola como aparelho ideológico central, transmitindo suas ideologias através do seu currículo, utilizando as disciplinas mais técnicas, agindo de forma discriminatória. Para os educandos da classe dominada, vão ser repassadas submissão e obediência, mas, para os da classe dominante, aprendem assumir o poder. Podemos destacartambém o teórico brasileiro Paulo Freire com a Pedagogia do Oprimido, ao qual aponta que o currículo existente é centralizado na educação bancária, onde o detentor do conhecimento é o professor e que as informações e fatos são simplesmente transferidos aos alunos como se fosse um depósito de informações. Finalmente abordaremos o ensaio de Demerval Saviani com a teoria Crítico dos conteúdos quefocaliza questões que pertencem legitimamente ao campo dos estudos curriculares. Teorias que são relevantes para formação de uma sociedade com cidadãos autônomos.


1 A GÊNESE “SOBRE CURRÍCULO”

Os educadores sempre estiveram ligados com o currículo, mas, o termo curriculum nos dias atuais, só passou a ser usado em países da Europa como, França, Alemanha, Espanha e Portugalinfluenciados pela literatura educacional dos Estados Unidos.
De acordo com Moreira e Silva (2005, p. 57) “mesmo antes de se constituir em objeto de estudo de uma especialização do conhecimento pedagógico, o currículo sempre foi alvo da atenção de todos os que buscavam entender e organizar o processo educativo escolar”.
Segundo Silva (2007, p. 69) quando ahistória da educação estadunidense passava por momentos difíceis em que diversas forças econômicas, políticas e culturais procuravam dar forma aos objetivos e aos modelos da educação de massas de acordo com suas distintas e particulares visões. Porém, nesse momento que se pretende é responder questões cruciais sobre as finalidades da escolarização de massas, buscando compreender quais osobjetivos da educação escolarizada: formar o trabalhador especializado ou proporcionar uma educação geral, acadêmica, à população?
Para Bobbitt, a escola poderia funcionar como uma indústria ou comércio visando alcançar resultados para criar métodos para obtê-los de modo preciso, com modelos para medir e identificar com precisão quais são os seus objetivos. Entretanto, surge a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aparelhos ideológicos do estado
  • Aparelhos ideológicos do estado
  • Aparelhos ideológicos de Estado
  • Aparelhos ideologicos do estado
  • Os aparelhos ideológicos de estado
  • Aparelhos ideológicos do estado
  • Aparelhos ideológicos de estado
  • APARELHOS IDEOLÓGICOS DO ESTADO ESCOLAR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!