OS ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS E SUAS IMPORTÂNCIAS PARA A HUMANIDADE, DO SÉCULO XVI À XIX.

Páginas: 5 (1043 palavras) Publicado: 27 de setembro de 2014
Macapá 27 de Agosto de 2014
Curso: Psicologia
Disciplina: História da Psicologia
Professor(a): Juliana Assis
Aluna: Diana Macedo Barbosa Maciel


OS ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS E SUAS IMPORTÂNCIAS PARA A HUMANIDADE, DO SÉCULO XVI À XIX.
SÉCULO XVI
1. 1517-Lutero criou as 95 teses: O papa Leão X incumbiu os dominicanos, com desagrado de outras ordens religiosas, a pregar naAlemanha, uma indulgência, recolhendo esmolas para a construção da igreja de São Pedro, em Roma. No decorrer do cumprimento dessa incumbência houve abuso por parte de pregadores.
Lutero negou o valor das indulgências e, lançando um repto ao dominicano Tetzel, fixou na porta da igreja Wittenberg uma lista de 95 teses, nas quais atacava os dogmas e abusos da igreja.
Esse ato foi de profundaimportância pois abriu os olhos dos fies lançando a Reforma protestante e com suas lutas conseguiram a paz, igualdade política com os católicos e aos príncipes o direito de determinar a religião de seus súbitos.
2. 1533-A produção da cana-de-açucar : O mais importante desta ação não é a formação da primeira cidade Brasileira, o marco da implantação do engenho no Brasil foi justamente a direção que aprodução açucareira no país adquire: a de exportação. E esta conduta econômica, adotada naquele período, permanece ate os dias atuais.
3. Criação do Microscópio: A invenção do microscópio pode ser considerada o marco inicial da Biologia Celular. Foram os holandeses Hans Janssen e Zacharias Janssen, que inventaram o microscópio no final do século XVI. As observações realizadas por eles, demonstraramque a montagem de duas lentes em um cilindro, possuía a capacidade de aumentar o tamanho das imagens, permitindo dessa forma que objetos pequenos, invisíveis a olho nu, fossem observados de forma detalhada.
4. 1524.A primeira escola da America: As primeiras escolas abertas pelos espanhóis, na America, destinava-se ao ensino dos índios. A mais antiga do continente foi inaugurada em 1524, por FreiPedro de gante, no convento de S. Francisco do Mexico.
Fato muito importante por que ajudava os índios a se comunicar com os espanhóis. E a escola serve ate hoje para dar mais conhecimento ao qualquer pessoa.

SÉCULO XVII
1. 1698.Máquina a vapor: Varias da mais importantes invenções da Revolução industrial, requeriam muito mais força do podiam fornecer os cavalos ou as rodas hidráulicas. Aindustria necessitava de uma nova fonte de energia, barata e eficiente, a qual foi encontrada na maquina a vapor.

SÉCULO XVIII
1. 1800: Robert Fulton, engenheiro norte-americano, inventor do primeiro barco movido a vapor, tendo construído o primeiro navio movido por esta energia em1803. Ficou também célebre por em 1799 ter construído um submarino, o Nautilus. O vapor trouxe velocidade eregularidade na navegação marítima. 
Antes do vapor, as companhias de navegação tinham que se limitar à predominância dos ventos, 6 meses para sul e 6 meses para norte. Com os motores a vapor diminuíram-se os tempos de viagem, acabaram com as calmarias e começaram a respeitar o calendário de chegadas e partidas. 
Os modernos navios a energia nuclear, funcionam a vapor, a energia nuclear faz vapor quefaz mover as turbinas das hélices.
2. 1784.America Colonial Espanhola-Os negros: Os escravos negros não gozavam, a principio, de direito algum. O Estado não cuidava da sua proteção nem da sua educação. Pertenciam às classes juridicamente consideradas como vis e infames. Eram excluídos dos empregos públicos, das escolas e colégios, não tinham direito algum. Ate que conquistaram a compaixão de homenseminentes, como Domingo Souto, Frei Tomás de Mercado, os jesuítas Luis de Molina e Alonso de Sandoval, que combateram a escravidão e censuraram o repugnante comercio de carne humana. S. Pedro Claver(1614-1654) tornou-se o aposto-lo dos negros. 1784 os clamores de seu aposto foi ouvido e o estado proibiu que os escravos fossem marcados com ferro ardente e em 1789 foi criado o novo decreto que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • acontecimentos do seculo xix
  • Acontecimentos do Seculo XIX
  • Acontecimentos históricos do século XX
  • Quais foram os avanços da Educação e da Criança do século XVI ao século XIX?
  • CRISTÃOS NOVOS NO BRASIL: SÉCULOS XVI A XIX
  • A Impôrtancia da Pesca na economia Portuguesa no século XV e XVI
  • resumo do contexto historico europeu no seculo XIX
  • A Revolução Praieira e Sua Importância na Conjuntura Política do Século XIX.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!