Os 7 saberes necessários a educação do futuro

Páginas: 16 (3942 palavras) Publicado: 23 de março de 2012
OS SETE SABERES NESESSÁRIOS A EDUCAÇÃO DO FUTURO
Jorge Cristiano o de Oliveira Prof. Marco Antonio Medeiros Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI Licenciatura em Historia (HID1991)-HISTÓRIA 09\11\11 RESUMO; O tema abordado neste trabalho trata de uma provocação com o objetivo, entre outro, de aprofundar a visão transdisciplinar da educação, texto que nos proporciona profundareflexão, e que sabiamente foi intitulado os Sete Saberes Necessários a Educação do Futuro. Temas que compõe a obra são caminhos para aqueles buscam e visualizam uma educação melhorar para o futuro de crianças e adolescentes; As cegueiras do conhecimento: erro e a ilusão; Os princípios do conhecimento pertinente; ensinar a condição humana; ensinar a identidade terrena; enfrentar as incertezas; ensinar acompreensão; e a ética do gênero humano. Edgar Morin mostra sua visão integradora da totalidade, pensou os saberes na perspectiva da complexidade contemporânea, explorando ângulos ignorados, ou não aproveitados pela pedagogia, servirem de eixos norteadores à educação do futuro, como ele mesmo afirma, antecede qualquer guia ou compêndio do ensino, incorporam-se na idéia de uma identidade onde odestino de cada pessoa coloca-se e decide-se em escala mundial, cabendo à educação a missão nada fácil de buscar e fortalecer uma solidariedade terrena, renovadora capaz de dar novo alento à luta por um desenvolvimento humano sustentável e racional. Palavras-chave; transdisciplinar; Complexidade; Compreensão.

1-INTRODUÇÃO Será abordado neste trabalho a obra de Edgar Morin: Os 7 Saberes Necessários aEducação do Futuro; As cegueiras do conhecimento: erro e a ilusão; Os princípios do conhecimento pertinente; ensinar a condição humana; ensinar a identidade terrena; enfrentar as incertezas; ensinar a compreensão; e a ética do gênero humano. E como a estes podem servir de apoio a educação, com o objetivo de transmitir conhecimentos.

2- I AS CEGUEIRAS DO CONHECIMENTO O ERRO E A ILUSÃO

Esteparágrafo trata de como a educação deve passar conhecimento em beneficio de crianças e adolescentes usando muito mais o conhecimento humano, seus dispositivos, enfermidades, dificuldades, tendências ao erro e à ilusão em fazer conhecer o que é conhecer sem

2

medo

do

risco

do

erro

como

nos

relata

Edgar

Morin

(p.

19).

De fato, o conhecimento não pode serconsiderado uma ferramenta "ready made", que pode ser utilizada sem que sua natureza seja examinada. Da mesma forma, o conhecimento do conhecimento deve aparecer como necessidade primeira, que serviria de preparação para enfrentar os riscos permanentes de erro e de ilusão, que não cessam de parasitar a mente humana. É necessário introduzir e desenvolver na educação estudo das característicascerebrais, mentais, culturais dos conhecimentos humanos, de seus processos e modalidades, das disposições tanto psíquicas quanto culturais que o conduzem ao erro ou à ilusão.

O CALCANHAR DE AQUILES DO CONHECIMENTO

O papel da educação é potencializar os humanos para buscarem o conhecimento em qualquer lugar sem medo do erro, o conhecimento não reflete o tempo todo o mundo ou o que a nele tem que irmais alem, que nossos sentidos podem trazer um conhecimento que deve ser valido, conforme Edgar Morin (p. 19).

A educação deve mostrar que não há conhecimento que não esteja, em algum grau, ameaçado pelo erro e pela ilusão. O conhecimento não é um espelho das coisas ou do mundo externo. Todas as percepções são, ao mesmo tempo, traduções e reconstruções cerebrais com base em estímulos ou sinaiscaptados pelos sentidos. Resultam, daí, os inúmeros erros de percepção que nos vêm de nosso sentido mais confiável, a visão.

A O ERRO DA PERCEPÇÃO ACRESCENTA-SE O ERRO INTELECTUAL

Podemos adquirir conhecimento através da linguagem e do pensamento, que pode ou não ser certo depende da interpretação subjetiva conjunta e da visão do mundo, mesmo errando na formulação da idéias de que podemos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento os 7 saberes necessarios a educação do futuro
  • RESENHA
  • Os sete saberes necessários a educação do futuro
  • Os sete saberes necessários à educação do futuro
  • Os sete saberes necessários a educação do futuro
  • Os sete saberes necessarios a educação do futuro
  • Os sete saberes necessários à educação do futuro
  • Os sete saberes necessários à educação do futuro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!