OS 4 PRICÍPIOS DE FREDERICK TAYLOR NO FILME TEMPOS MODERNOS DE CHARLIE CHAPLIN

956 palavras 4 páginas
OS 4 PRICÍPIOS DE FREDERICK TAYLOR NO FILME TEMPOS MODERNOS DE CHARLIE CHAPLIN

INTRODUÇÃO
Pretende-se com esse presente estudo fazer um pequeno esboço sobre os 4 princípios impostos por Frederick.W.Taylor (1856-1915), no filme Tempos Moderno de Charlie Chaplin, apontando o “Taylorismo”.Pode traduzir-se taylorismo como um sistema de organização do trabalho baseado na divisão de tarefas, cuja execução foi previamente estudada e planejada em função do alcance dos menores tempos de produção, obtidos por cronometragem.
Em "Tempos Modernos" Charles Chaplin satiriza a industrialização. O personagem principal do filme trabalha como operário numa fábrica na primeira metade do século XX. Chaplin critica de forma inteligente as técnicas utilizadas nas fábricas, mostrando os malefícios do processo de mecanização de tarefas que antes eram centralizadas nas mãos de artesãos e passam a ser desenvolvidas por máquinas, isto é, a suplantação da tradicional mão de obra artesanal, muito comum antes da revolução industrial se expandir no século XIX.
Chaplin mostra, entre outras coisas, as más condições de trabalho e as consequências sofridas pelos assalariados, devido ao sistema Taylorista-Fordista, nos primeiros anos após a Grande Depressão americana de 1929.

DESENVOLVIMENTO
Teoria de Frederick Taylor
Nos EUA no século XX, Frederick Taylor inicia uma ideologia, que daria partida aos princípios da Administração Científica. Podemos chamar essa ideologia de Movimento da racionalização industrial. Que consistia em: separar o "pensar" e o "fazer", a produtividade depende diretamente da remuneração e que o homem era um mero instrumento de trabalho. Podemos analisar de imediato que Taylor estava preocupado em Aumentar a produção para satisfazer a necessidade das demandas. E para que isso fosse possível ele teria que aproveitar mais sua mão de obra, capacitando cada operário para um certo setor da fábrica, formando assim a divisão de trabalho e

Relacionados