os 33 mineiros do chile

Páginas: 8 (1926 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
O acidente na mina San José em 2010 refere-se a um acidente com 33 trabalhadores soterrados em uma mina a 688 metros de profundidade ocorrido no Chile, em 5 de agosto de 2010 .
O Local

Vista da mina durante os trabalhos de resgates.
A mina San José é um local de exploração de cobre e ouro, de propriedade da Empresa Minera San Esteban, e situa-se a 33 quilômetros a noroeste de Copiapó, naregião norte do país. Ela é uma mina pequena, menor que a maioria das minas da região, que são exploradas por grandes empresas como a companhia estatal Codelco e multinacionais estrangeiras. As minas menores também têm maior histórico de acidentes. Para compensar os riscos e a má reputação da mina San José, os empregados recebiam salários mais altos que a média de seus colegas.
O soterramento dos33 mineiros, ocorrido em 5 de agosto de 2010, às 14:00, é considerado o pior acidente do país neste tipo de trabalho.
Buscas
Os trabalhos de resgate começaram no dia seguinte, tendo sido realizados por um grupo que criou um duto de ventilação. Um novo desmoronamento ocorreu dois dias depois, 7 de agosto, necessitando doravante de maquinaria pesada para concluir o resgate.
No domingo dia 22 deagosto, os mineiros foram localizados com vida, favorecendo um resgate mais motivador, onde se estimou que só pudesse sair dali no final do ano de 2010, pois haveriam de atravessar uma grande rocha. Os trabalhadores ficaram 17 dias sem contato com o pessoal do resgate, foram várias perfurações, até o retorno de uma das guias com a seguinte mensagem:

Estamos bien en el refúgio los 33


—Mensagem coletada na tentativa de localização anunciando o estado dos trabalhadores.
Para o resgate, foi desenvolvido um projeto de perfuração de um poço, que chegou até ao saguão onde estão alojados os trabalhadores, tendo sido estimado o prazo de 70 dias após o início das operações. A princípio foi perfurado um poço de alguns centímetros de diâmetro, para passagem de água e mantimento, o qualposteriormente foi alargado para poder abrigar a cápsula Fenix II com cerca de 5 metros de altura e 60 centímetros de diâmetro, a cápsula possui capacidade para abrigar somente um trabalhador com segurança, também possui equipamentos de emergência como cordas, ganchos, lanternas, rádios e demais equipamentos para eventuais acidentes, e caso ela venha a ficar presa no túnel, existem saídas inferiores(caso esteja mais próximo do alojamento) e superiores (para caso esteja mais próximo da superfície). O trabalho foi feito retirando os trabalhadores um por um. O grupo recebeu treinamento extra para este tipo de situação.
No dia 12 de outubro às 23:55 hora local (02:55 UTC), teve início o processo de retirada dos trabalhadores através da cápsula Fenix II. O resgate do primeiro, Florencio Ávalos,atingiu a superfície 16 minutos depois, ou seja, 13 de outubro às 00:11 hora local (03:11 UTC).5 6 . E as 00:33 do dia 14 de outubro, Patricio Sepúlveda, o último socorrisrta voltou a superfície, encerrando assim, o maior resgate nesse tipo de salvamento no mundo.
Lista dos trabalhadores
Os 33 trabalhadores presos na mina eram:
Claudio Acuña Cortés: 35 anos
Juan Carlos Aguilar Gaete: 49 anos,trabalhava há 19 anos como mineiro e durante todo esse tempo já teve que resgatar muitos companheiros que tinham ficado soterrados. Era supervisor na altura do acidente.
Osman Isidro Araya Araya: 30 anos.
Samuel Ávalos Acuña: 43 anos.
Florencio Ávalos Silva: aparece no primeiro vídeo e é o capataz, segundo na hierarquia e o primeiro a ter sido resgatado.
Renán Anselmo Ávalos Silva:Enfermeiro e responsável pelos dados médicos. Irmão de Florencio Ávalos Silva.
Carlos Alberto Barrios Contreras: 47 anos.
Yonni Barrios Rojas: 52 anos.
Carlos Bugueño Alfaro: 27 anos.
Raúl Enrique Bustos Ibáñez: 40 anos, já sobrevivera aosismo do Chile de 2010. No dia 5 de Agosto já tinha cumprido o seu turno e devia ter-se ido embora, mas houve uma avaria e chamaram-no.
Pedro Cortez Contreras: já...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mineiros do Chile
  • 33 mineiros
  • os 33 chile
  • OS 33 DO CHILE
  • 33 do chile
  • Mineiros No Chile
  • Batismo dos mineiros do chile
  • Questões os 33 do chile

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!