Os 10 princípios da economia

Páginas: 6 (1273 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Os Dez Princípios da Economia

Professor da Universidade Harvard, Greg Mankiw é o responsável pela compilação dos dez princípios da economia, considerado por ele vitais na política econômica de qualquer país. Este estudo orienta-se por algumas grandes ideias: tomada de decisão individual, interações entre pessoas e funcionamento da economia.
Os quatro primeiros princípios se relacionam com atomada de decisão individual. São eles:
1º Princípio: “As pessoas enfrentam tradeoffs”
'Trade-off' é um termo usado para definir uma escolha que envolve um conflito interno, algum tipo de indecisão, seja ética ou pragmática. Ou seja, ‘’ nada é de graça’’. Para que conseguirmos algo que queremos, devemos abrir mão de alguma outra coisa de que gostamos, ou ainda necessidade de escolha, tomada dedecisão.
Como exemplo, temos: Um governo, ou mesmo uma empresa ou família decide gastar sua renda em uma certa coisa, no qual abre-se mão de alguns benefícios para conseguir outros.
Um outro exemplo muito apresentado por Mankiw é o conflito de igualdade (distribuição de recursos entre todos) versus eficiência (benefícios máximos em recursos escassos), ou seja, crescimento versus equidade.Mankiw afirmava que não tem com ocorrer os dois juntos bem, ou seja, um iria contra o outro ; para aumentar o investimento na justiça social terá de ter uma sobrecarga no crescimento de produção, assim reduzindo a recompensa pelo esforço do trabalho e logo as prssoas físicas ou jurídicas produziriam menos.
2º Princípio: “O Custo de alguma coisa é aquilo de que se desiste para Obtê-la”
Definido porMankiw como "custo de oportunidade", é a consequência direta do conceito de 'trade-off': conseguir algo significa sacrificar outras coisas em nome de um ganho futuro. 
A tomada de decisões exige comparar os custos e benefícios de possibilidades alternativas.
Um bom exemplo seria: Você deixa de trabalhar agora para poder investir nos estudos para que tenha um ganho futuro e melhores oportunidades.3º Princípio: “As Pessoas Racionais Pensam na Margem”.
Em primeiro lugar, margem no contexto significa avaliar se trás benefícios ou prejuízos, levando em conta o trade-off e o custo de oportunidade, já dito nos dois primeiros princípios.
Logo, as pessoas como as empresas podem tomar melhores decisões, pensando na margem, ou seja, uma decisão racional executa uma ação apenas se o benefícioultrapassar os custos.
Exemplo: Se o estoque de uma loja encalha, é mais interessante aos proprietários organizar uma liquidação e vender tudo com altos descontos. Isso porque custa muito mais ao empresário manter guardada a mercadoria do que despachá-la o mais rápido possível, mesmo que isso represente um ganho bruto menor.
4º Princípio: “As pessoas mudam o seu comportamento em função dosincentivos com que se deparam”
Um incentivo é qualquer coisa que faça uma pessoa agir. Como as pessoas tomam decisões por meio de custos e benefícios, quando estes são alterados, o seu comportamento também pode mudar.
Um exemplo foi o incentivo do governo, com a redução do IPI, para compras de automóveis e linha branca. Essa foi a forma encontrada pela equipe econômica para continuar movimentando essaprodução a despeito da crise internacional e de indicadores menos otimistas para o mercado interno.
Mas vale lembrar que, esse incentivo seja dosado, já que inevitavelmente este pode ser indesejado.
Um exemplo disso é se você investir alto em algo pode gerar uma quebra ou não ter como gerar mais investimentos e estes voltam a decair.
Do 5 a 7 princípio relacionará com INTERAÇÃO ENTRE PESSOAS.5º Princípio: “O comércio pode ser mutuamente benéfico”
O comércio possui dois lados, primeiro é o da concorrência e competição que trás vantagem como avanços, melhorias e inovação nos produtos e tecnologia. O outro lado do comércio é o sistema de parceria, onde pessoas, empresas e governos contribuem entre si com o que produzem de melhor, fomentando o avanço tecnológico, de livre mercado e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 10 Principios da economia
  • 10 principios da economia
  • 10 Principios basico da economia
  • 10 Principios De Economia
  • Os 10 princípios da economia
  • Os 10 Princípios da Economia
  • Resenha 10 Princípios da Economia
  • Os 10 principios da economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!