Os índios xavantes

Páginas: 5 (1165 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Quem são ?

Os xavantes são um grupo indígena que habita o leste do estado brasileiro do Mato Grosso, mais precisamente nas reservas indígenas de Areões, Marechal Rondon, Parabubure,Pimentel Barbosa, São Marcos, Áreas Indígenas Areões I,  Areões II, Maraiwatsede, Sangradouro/Volta Grande, Terras Indígenas Chão Preto, Ubawawe, bem como o Noroeste de Goiás, nas Colônias Indígenas Carretão Ie Carretão II. Espalhados pela região da Serra do Roncador e do Vale do Araguaia, os Xavantes já dominaram grande parte da região Centro-Oeste brasileira. Originários de Goiás, migraram para o Mato Grosso no século XIX fugindo dos aldeamentos de colonização no interior do estado. A migração durou alguns anos e, após atravessarem o Rio Araguaia, entraram em conflitos com os índios Karajá que ocupavam aregião da Ilha do Bananal. Posteriormente, brigas internas causaram a divisão da etnia em várias aldeias, que se espalharam e povoaram o vale do Rio das Mortes, iniciando os primeiros contatos com o não-índio.

Xavantes – História

Contatados na década de 1940, eram índios guerreiros que resistiram à ocupação de seu território, no Mato Grosso, pelos colonizadores. Até fins dos anos 50, todas asfacções Xavantes, que tinham migrado para o estado de Mato Grosso, tinham sido pacificadas – o último dos grandes grupos tribais no Brasil a iniciar contato regular com o mundo de fora. Há estimativas de que a população Xavante tenha se reduzido à metade desde o primeiro contato oficial com os brancos, em 1946, devido a doenças.
São predominantemente caçadores e coletores. Valorizam os rituaisde morte e são divididos em dois blocos. Cada membro da tribo recebe um sinal de que é de uma metade ou da outra, e estes dois grupos não podem se casar entre si.
Como na maioria das culturas indígenas, os valores e a maneira de viver são passados de geração em geração pela história oral, ficando a cargo dos mais velhos o ensinamento dos mais jovens.
Os xavantes vivem hoje nos Estados do MatoGrosso e Goiás, na região Centro-Oeste do país.

Tradições

Sua tradição tem uma maneira própria de ser transmitida e transformada, através de relatos, rituais e ensinamentos. A escrita é uma necessidade para qual o povo Xavante se adaptou, com o intuito de reivindicar seu espaço na sociedade  nacional  e  internacional. Para os xavantes, o seu nome tem o significado de “povo verdadeiro”.Os Xavantes são um povo forte e orgulhoso, tendo a reputação de serem muito agressivos e guerreiros.
Darini é o nome de um ritual de iniciação dos índios xavantes que só acontece de 15 em 15 anos. É no Darini que as crianças aprendem pela primeira vez a importância de sua cultura, por meio de músicas e danças repetidas diariamente durante um mês. Foram os próprios jovens xavantes que realizaram asfilmagens, a pedido dos anciãos da aldeia onde moram, como forma de documentar a cultura para as futuras gerações.

Rituais

Os índios costumam pintar o corpo, atribuindo a esse ritual um importante significado de preservação da cultura. Outro ritual importante para eles é o de furo na orelha, que acontece na passagem da adolescência para a vida adulta. Todo menino Xavante, de 10 a 18 anos, passapor um período de reclusão de cinco anos na casa dos solteiros, onde o jovem permanece sem contato com a tribo. Nesse período o jovem fica todo o tempo em uma casa, chamada Hö, onde tem contato apenas com os padrinhos. Ele só deixa a casa para rituais e para atividades fora da aldeia, como  caça e pesca.
Após os cinco anos isolados da Tribo, ocorre uma festa na aldeia, chamada Danhono, onde aorelha dos jovens é furada com um osso de onça-parda. Após o ritual, os jovens passam a ser considerados adultos e voltam ao convívio social com a tribo.

Práticas Esportivas

Entre suas práticas esportivas, estão a "corrida de tora de buriti", denominada de uiwede, uma corrida de revezamento em que duas equipes de gerações diferentes correm cerca de 8 quilômetros, passando um tora de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Indios xavantes
  • ÍNDIOS xAVANTES
  • Viagem e literatura: o olhar de antonio senatore sobre os índios xavante e carajá.
  • Xavante
  • Xavantes
  • Indios
  • indios
  • Indio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!