Orçamento matricia

2489 palavras 10 páginas
ORÇAMENTO MATRICIAL

Histórico

O estudo sistemático da administração financeira iniciou-se por volta de 1900, com os movimentos de consolidação das empresas, decorrentes do final da construção de grandes ferrovias nos Estados Unidos, ocorridos por volta de 1880.

Na década de 1920, houve uma explosão de novas empresas, destacando-se o desenvolvimento das indústrias de rádio, química, de automóveis e siderurgia.

Nesse período, houve um grande número de falências de organizações, e os financiamentos ocorridos para a aquisição das novas empresas acabaram por gerar problemas de estrutura de capital em muitas delas.

Entre os anos de 1923 e 1929, as margens de lucros aumentaram consideravelmente. Iniciou-se a prática de utilização de orçamentos em algumas empresas. A liquidez e uma sólida estrutura de capital eram pontos importantes que as empresas deveriam valorizar, segundo os estudiosos da época.

O início da década de 1950 foi um período de rápida expansão econômica, com o crescimento das empresas que se dedicavam a ramos tecnologicamente inovadores. As empresas passaram a dar grande relevância à liquidez e aos instrumentos que permitissem prever necessidades de caixa a médio e longo prazos, fluxos e orçamentos de caixa. A previsibilidade das conseqüências econômicas das decisões relativas a investimentos ganhou destaque nessa década, com o surgimento dos conceitos associados ao orçamento de capital, hoje amplamente difundido nas empresas.

Em meados de 1970, o modelo de produção em massa entrou em crise de forma que o ambiente externo passou a chamar a atenção dos administradores de empresas.

A alta competitividade e a globalização determinaram a busca do aprimoramento da eficiência e da eficácia pelas empresas, por meio do desenvolvimento de novas técnicas e mecanismos de controle e avaliação de desempenho. A fim de suportar as crescentes demandas por novos controles, novas tecnologias têm sido desenvolvidas e aplicadas.

No Brasil, o estudo

Relacionados

  • ementas disciplinas ufabc BC&T - bct
    60539 palavras | 243 páginas