orçamento emoresarial

687 palavras 3 páginas
2 ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Pode-se definir a atividade orçamental, resumidamente, “como um enfoque sistemático e formal à execução das atividades de planejamento, coordenação e controle da administração.” Dentre os níveis orçamentários, dois são de nosso particular interesse:
a) orçamento financeiro: caracterizado por estimar os recursos financeiros necessários à compra de ativos, bem como por projetar o fluxo de caixa, os financiamentos e os investimentos em curto prazo;
b) orçamento operacional: caracterizado por descrever o resultado das atividades operacionais da empresa: vendas, produção e estoques de produtos.
É importante ressaltar o caráter inter complementar de ambos: enquanto o orçamento financeiro dá suporte ao orçamento operacional, é por meio das informações geradas por este que aquele atualiza o fluxo de caixa e as contas de investimentos em curto prazo.

3 ORÇAMENTO EMPRESARIAL E IMPACTO TRIBUTÁRIO
É indispensável que o orçamento empresarial encare as questões tributárias como assunto de alta relevância, uma vez que uma empresa já se encontra liquidando os impostos relativos a seu faturamento mesmo antes de recebê-lo. A não observação de possíveis irregularidades quanto à situação fiscal da empresa pode levá-la a sofrer sérias consequências, como contratempos oriundos de autuações fiscais, ônus financeiros na obtenção de empréstimos e descrédito junto aos credores.

4 ORÇAMENTO EMPRESARIAL COMO FERRAMENTA PARA REDUÇÃO DE CARGA TRIBUTÁRIA
No âmbito da tributação, o orçamento empresarial surge como ferramenta poderosa elícita para redução da carga tributária – o que é evidenciado na escolha cuidadosa da forma de apuração tributária: por lucro real ou presumido. Assim, mediante conhecimento legislativo e estudo cauteloso do quadro empresarial, pode-se amortecer o valor devido de tributos sem incorrer em infração fiscal. Salienta-se a importância de se fazer a escolha certa, pois como a legislação não permite mudança de sistemática no

Relacionados

  • Atps orçamento emoresarial
    300 palavras | 2 páginas
  • SGA ISO 14000
    9661 palavras | 39 páginas