Ortotanasia11

1511 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

ORTOTANÁSIA

SÃO PAULO
2009
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO…………………………………………………………………………………… 1

2. ÉTICA………………………………………………………………………………………………. 2

3. CONCLUSÃO………………...……………………………………………………………………. 4

4. BIBLIOGRÁFIA…………………………………………………………………………………. 5

1. INTRODUÇÃO
ORTOTANÁSIA
A ortotanásia é a atitude de reconhecimento do momento natural da morte de um indivíduo. Significa que se deve deixar o ser humano morrer em paz, sem que se promova e acelere esse processo de deixar a vida. O termo ortotanásia vem do grego orthós: normal, correta e thánatos: morte. Não se trata de suicídio ou homicídio eutanásico, mas apenas da aceitação da condição humana frente a morte. A ortotanásia procura respeitar o bem-estar global das pessoas, garantido a dignidade no processo da morte. Permite ao doente fora das possibilidades de cura, e aos seus familiares e amigos, aceitarem a morte com certa tranqüilidade, porque, nesta perspectiva, a morte não é uma doença a ser curada, mas o fim do ciclo vital. A ortotanásia apesar de o processo ser diferente está ligado a outras duas modalidades: Eutanásia. Distanásia.
EUTANÁSIA
O termo eutanásia origina-se do grego, podendo ser traduzido como “boa morte” ou “morte apropriada”. Foi proposto por Francis Bacon em 1623. De maneira geral, entende-se por eutanásia quando uma pessoa causa deliberadamente a morte de outra que está mais fraca, debilitada ou em sofrimento.
DISTANÁSIA
Distanásia, ao contrário da eutanásia, pode ser entendida como obstinação terapêutica, pois atenta para o prolongamento da vida com meios artificiais sem a preocupação de aliviar o sofrimento físico e/ou psicológico do individuo. Consiste, portanto, em prolongar a vida de um doente além do tempo, devido a motivos familiares ou políticos sem respeitar o direito do paciente a uma morte digna.

2. ÉTICA A medicina atual vive um momento de busca de sensato equilíbrio na relação médico-enfermo. A ética médica

Relacionados