ORIGENS E EVOLUÇÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL

Páginas: 13 (3143 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
ORIGENS E EVOLUÇÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA

INTRODUÇÃO

Muito se tem debatido sobre os significados do comportamento socialmente responsável das empresas. A responsabilidade social corporativa disseminou-se de tal forma e em uma velocidade tão grande na mídia e na academia que hoje é possível identificar uma série de correntes conceituais sobre o assunto. São linhas depensamento que abordam desde questões éticas, de legitimidade social e cidadãs, que justificam o exercício da responsabilidade social corporativa, até as discussões sobre as fronteiras do papel do Estado e da organização como principais patrocinadores da ação social nas comunidades.

No início da industrialização, por exemplo, aceitava-se que a missão dos negócios fosse estritamente econômica. O queas organizações produziam o mercado consumia e cabia ao Estado regulamentar e coordenar o crescimento dos centros urbanos, impulsionado pela tecnologia e produção industrial. Com o decorrer do tempo novas questões foram sendo colocadas para as empresas. O aumento desenfreado das comunidades no entorno das indústrias e a gradual diminuição de recursos financeiros governamentais destinados a combateras necessidades de infra-estrutura social levaram as organizações a repensarem o papel antes restrito ao desenvolvimento das economias locais. Daí o uso da terminologia “responsabilidade social”, que denota um compromisso ético-legal ou responsivo das organizações, no sentido de responder às demandas sociais. Este trabalho pretende colaborar com a pesquisa de responsabilidade social, propondo umanova abordagem da temática. O estudo parte do pressuposto de que o exercício da ação social corporativa pode ser mais bem entendido por meio do contexto econômico e social de cada localidade em determinado período. O arcabouço conceitual do que viria a ser a responsabilidade social poderia estar associado à história das
relações das organizações com as comunidades diretamente afetadas pelas suasatividades. Assim, se por um lado as organizações tiveram, inicialmente, de utilizar o artifício das inovações para se desenvolverem, por outro, em um segundo momento, ou mesmo concomitantemente, houve a necessidade de alocar recursos no campo social como forma de se sustentarem. Como cada localidade tem suas peculiaridades contextuais, optou-se por analisar a evolução das ações sociaiscorporativas no Brasil.

O objetivo principal do estudo é compreender os movimentos que marcaram as mudanças de concepção nas relações da corporação brasileira com as comunidades que as cercam. São vários os trabalhos sobre responsabilidade social corporativa. No entanto, pouco se sabe sobre as raízes e os desmembramentos dos modelos de gestão social em organizações brasileiras.
Com o intuito deconhecer os efeitos do contexto histórico nas ações sociais corporativas, estudou-se o setor siderúrgico da região com a maior produção de aço do Brasil. A escolha do segmento siderúrgico deve-se ao fato de o setor ter representado um dos principais pilares do desenvolvimento da indústria brasileira, responsável também pela viabilização de comunidades que se transformaram em grandes centros urbanos. Aidéia é refletir sobre a relação entre as evidências presentes nos acontecimentos históricos e o desenvolvimento do conceito e da prática da responsabilidade social.
Uma das contribuições deste estudo é a elucidação da origem, evolução e sistematização das práticas de ação social corporativa por meio da história hodierna. Fazendo uso da metodologia de história oral, a proposta de investigaçãoenvolveu o levantamento das percepções sobre o passado das siderúrgicas mineiras, para entender a continuidade e as razões da adoção de ações sociais corporativas.
O artigo está dividido em quatro partes. Além desta parte introdutória, apresentam-se as justificativas para o desenvolvimento da temática, os objetivos e o problema de pesquisa. A terceira parte trata da fundamentação teórica, abordando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Origem e evolução da contabilidade social
  • Evolução do conceito de responsabilidade social
  • Antropologia
  • Evolução dos direitos humanos no brasil e responsabilidade social
  • Origem e Evolucao
  • Origem e evolução
  • origem e evoluçao
  • Evolução e origem da vida evolução e fixismo –

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!