Origens da teoria da contigência

Páginas: 12 (2829 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2011
Origens da teoria da contingência:
A Teoria da Contingência surgiu a partir de várias pesquisas feitas para verificar os modelos das estruturas organizacionais mais eficazes em determinados tipos de empresas. Os resultados das pesquisas conduziram a uma nova concepção da organização e o seu funcionamento é dependente da interface com o ambiente externo.
 Verificaram que não há um único e melhorjeito de organizar. Essas pesquisas e estudos foram contingentes, no sentido em que procuraram compreender e explicar o modo como as empresas funcionavam em diferentes condições que variam de acordo com o ambiente ou contexto que a empresa escolheu como seu domínio de operação.

Pesquisa de Chandler sobre Estratégia e Estrutura
Alfred Chandler realizou uma investigação histórica sobre asmudanças estruturais de grandes organizações relacionando-as com a estratégia de negócios. O autor estuda a experiência de quatro grandes empresas americanas (Dupont, General Motors, Standard Oil e a Sears Roebuck), e examina comparativamente essas corporações americanas demonstrando como a sua estrutura foi sendo continuamente adaptada e ajustada a sua estratégia.
Para Chandler, as grandesorganizações passaram por um processo histórico que envolveu quatro fases distintas:
1- Acumulação de recursos: Iniciada após a guerra de sucessão americana (1865). Nessa fase, as empresas preferiam ampliar suas instalações de produção a organizar uma rede de distribuição. A preocupação com as matérias-primas favoreceu o crescimento dos órgãos de compra e aquisição de empresas fornecedoras. Daí o controlepor integração vertical que permitiu a economia em escala.
2- Racionalização do uso dos recursos: Foi iniciada em pleno período de integração vertical. As empresas verticalmente integradas tornaram-se grandes e precisavam ser organizadas. Os custos precisavam ser contidos por meio de uma estrutura funcional com clara definição de linhas de autoridade e comunicação. Para reduzir riscos deflutuações do mercado, as empresas passaram a focar o planejamento, organização e coordenação.
3- Continuação do crescimento: A reorganização geral das empresas na segunda fase permitiu o aumento de eficiência nas vendas, compras, produção e distribuição, reduzindo as diferenças de custo entre as varias empresas. Com isso, os juros baixaram, o mercado foi se tornando saturado e diminuindo asoportunidades de reduzir ainda mais os custos. Como a velha estrutura funcional criada na fase anterior não estava ajustada para essa diversificação, a nova estratégia de diversificar provocou o surgimento de departamentos de pesquisa e desenvolvimento (P&D).
4- Racionalização do uso de recursos em expansão: A ênfase se concentra na estratégia mercadológica para abranger novas linhas deprodutos e novos mercados. Surge a necessidade de racionalizar a aplicação dos recursos em expansão, planejamento no longo prazo, administração voltada para objetivos e avaliações do desempenho de cada divisão. De um lado, descentralização das operações e, de outro, centralização de controles administrativos.
Pesquisa de Burns e Stalker sobre Organizações:
Dois sociólogos, tom Burns e G. MStalker, pesquisaram vinte indústrias inglesas para verificar a relação existente entre as práticas administrativas e o ambiente externo dessas industrias. Impressionado com os diferentes procedimentos administrativos encontrados nessas indústrias, classificaram-nas em dois tipos:
Mecanísticas:
         Estrutura burocrática baseada em uma minuciosa divisão do trabalho.
         Cargos ocupados porespecialistas com atribuições claramente definidas.
         Centralização das decisões que são concentradas na cúpula da empresa.
         Hierarquia rígida de autoridade baseada no comando único.
         Sistema rígido de controle: a informação ascendente sobe através de uma sucessão de filtros e as decisões descem através de uma sucessão de amplificadores.
         Predomínio da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria da contigencia
  • Teoria da contigência
  • Teoria da contigencia
  • Teoria da contigencia
  • Teoria da contigencia
  • Teoria da contigencia
  • Teoria da Contigência
  • Teoria da Contigência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!