Origens da Crise Econômica Mundial

Páginas: 12 (2766 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Resumo


O trabalho a seguir abordará uma pesquisa sobre a crise econômica mundial de 2008, seu início, e seus impactos no setor automotivo americano, brasileiro e os reflexos em uma das maiores montadoras do mundo – a General Motors.

















Introdução


A crise econômica mundial de 2008 foi um dos principais fatos dos últimos tempos. A crise que se iniciou nosetor imobiliário dos Estados Unidos tomou uma proporção tão grande, a ponto de atingir diversos setores da economia mundial e quase derrubar “gigantes” dos setores automobilísticos, aéreo, bancários, etc.
A seguir será apresentado um estudo de caso da história, impactos sofridos e estratégias de recuperação adotadas pela General Motors frente à crise econômica.














1.Origens da Crise Econômica Mundial


Após a crise das empresas de comércio virtual em 2001, o mercado imobiliário dos Estados Unidos passou por uma acelerada fase de expansão. Com o propósito de baratear os empréstimos e financiamentos e consequentemente encorajar consumidores e empresas a voltarem a consumir, o Federal Reserve (Banco Central americano), começou a reduzir as taxas de juros.Aproveitando-se do momento favorável, com taxas de juros mais baixas, o setor imobiliário passou a atrair consumidores com o crescimento da demanda por imóveis. As taxas de juros chegaram a 1% ao ano.
Em 2005 o crescimento do setor imobiliário já estava avançado. A compra de uma ou mais casas passou a ser um ótimo negócio tanto para quem queria conquistar a casa própria, quanto para quem queriainvestir. Houve um crescimento também na busca por novas hipotecas. Usava-se o dinheiro do financiamento para quitação de dívidas e consumo.
Na época foram descobertas um nicho ainda não explorado pelas companhias hipotecárias – o de clientes do setor “subprime”, que geralmente são caracterizados pela baixa renda, histórico de inadimplência e com dificuldade de comprovação de renda. O setor “subprime”representa maior risco de inadimplência dentre as outras categorias de crédito. E por ser de maior risco, as taxas de retorno são bem mais altas.
Pela promessa de altos retornos, gestores de fundos e bancos foram atraídos e compraram os títulos “subprime” das companhias hipotecárias, permitindo assim, o empréstimo de uma nova quantia em dinheiro, antes mesmo do pagamento do primeiro empréstimo.Interessado no alto retorno envolvido com esse tipo de papel, outro gestor comprava o título adquirido pelo primeiro, e assim por diante. Assim, foi gerada uma cadeia de venda de títulos.
Porem há uma contrapartida – se o tomador não consegue pagar sua dívida inicial, um ciclo de não-recebimento é formado por parte dos compradores dos títulos. Consequentemente, o medo de emprestar e comprar os“subprime” domina todo o mercado, gerando assim, uma crise de liquidez (retração de crédito).
Após atingir um pico na valorização em 2006, contraditoriamente, os preços começaram a cair. Os juros do Federal Reserve que vinham subindo desde 2004, além de encarecer o crédito, afastaram os compradores. Com isso, a oferta passou a superar a demanda e a partir daí, passou a se ver uma espiral descendente novalor dos imóveis.
Com o temor de novos calotes, aumento na inadimplência e alta dos juros, o crédito sofreu uma expressiva desaceleração em todo o país. Sem oferta suficiente de crédito, a economia dos Estados Unidos desaqueceu. Quanto menor a liquidez, menor a possibilidade de compra, e consequentemente, os lucros das empresas diminuem e a contratação de pessoas, também.

2. Impactos dacrise econômica na economia brasileira


Como era de se esperar, a crise financeira instalada no mercado americano em 2008 impactou a economia de muitos países, dentre eles a do Brasil. Segundo os bancos brasileiros, nossa economia não foi afetada diretamente devido a não ligação à hipoteca, porém, devido a forte contração do crédito, muitos setores foram atingidos.
Brusca mudança no patamar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Crise Mundial econômica 2008
  • a crise economica mundial
  • Crise economica mundial
  • A crise economica mundial
  • A crise economica mundial
  • Crise Econômica Mundial Atual
  • crise econômica mundial
  • Crise economica mundial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!