Origens da administração por objetivos (apo)

Páginas: 6 (1302 palavras) Publicado: 7 de junho de 2011
ORIGENS DA ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS (APO)
A Administração por Objetivos (APO) ou Administração por resultados constitui um modelo
administrativo bastante difundido e plenamente identificado com o espírito pragmático e
democrático da Teoria Neoclássica. Seu aparecimento é recente: em 1954, Peter F. Drucker
publicou um livro', no qual caracteriza pela primeira vez a Administração porObjetivos,
sendo considerado o criador do APO.
A APO surgiu na década de 50, quando a empresa privada norte-americana estava sofrendo pressões acentuadas. Desde a intervenção keynesiana durante a depressão que se seguiu á crise de 29, o capitalismo sofreu sucessivamente maiores intervenções e controles governamentais, pois se passou a acreditar que as decisões nacionais não podiam depender do acaso daação dos empresários. O empresário na década de 50 estava mais consciente da queda de suas margens de lucros e da necessidade de reduzir despesas, e se concentrava mais nos resultados do que em esforços supérfluos e dispersivos. A pressão econômica da época gerou dentro das empresas uma Administração por pressão, e a pressão exercida sobre os gerentes não conduziu a melhores resultados. Istoporque os dirigentes das empresas interpretavam a apatia dos gerentes em produzir os resultados esperados como rebeldia. Em resposta, as empresas endureciam seus controles, e com isso apertava-se.o círculo vicioso: maior controle, maior resistência; maior resistência, maior controle. Foi então que se buscou uma forma de equilibrar objetivos, admitir maior participação, descentralizar decisões, permitirautocontrole e auto-avaliação, proporcionando maior liberdade ou maior relaxamento dos controles. A Administração por objetivos surgiu como método de avaliação e controle sobre o desempenho de áreas e organizaç8es em crescimento rápido. Inicialmente constituiu-se em um critério financeiro de avaliação e de controle. Como critério financeiro foi válido, mas, na abordagem global da empresa resultouem uma deformação profissional, pois os critérios de lucro ou de custo não são suficientes para explicar a organização social e humana. A resposta produzida nos níveis médios e inferiores da organização a esse critério foi de descontentamento e apatia, provocando atrito entre funcionários de nível médio e inferior e a alta direção. Foi então que começaram a surgir as idéias de descentralização ede Administração por resultados. A única forma que a direção encontrou para reverter o processo acima descrito foi à descentralização das decisões e a fixação de objetivos para cada área-chave: cada qual escolheria "como" atingir os resultados. Aboliram-se os órgãos de stajj, ficando a cargo de cada divisão a criação dos "serviços que necessitasse para atingir seus objetivos", o que fortaleceu aposição de autoridade de cada chefe operativo.
CARACTERÍSTICAS DA APO
A APO é uma técnica de direção de esforços através do planejamento e controle administrativo fundamentado no princípio de que, para atingir resultados, a organização precisa antes definir em que negócio está atuando e a onde pretende chegar. Inicialmente se estabelecem os objetivos anuais da empresa, formulados na base de umplano de objetivos em longo prazo, e os objetivos de cada gerente ou departamento são feitos na base dos objetivos anuais da empresa. A APO é um processo pelo qual os gerentes, superior e subordinado, de uma organização identificam objetivos comuns, definissem as áreas de responsabilidade de cada um em termos de resultados esperados.
Na realidade, a "APO é um sistema dinâmico que integra anecessidade da companhia
de alcançar os seus objetivos de lucro e crescimento, a par da necessidade do gerente de contribuir para o seu próprio desenvolvimento. É um estilo exigente e compensador de administração de empresas"'. "Na APO, os gerentes superiores e subordinados de uma organização em conjunto definem suas metas comuns e especificam as áreas principais de responsabilidade de cada posição em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ORIGENS DA ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS (APO)
  • Apo (administração por objetivo)
  • Administração por objetivos
  • APO
  • Apo
  • administração por objetivos
  • Administração Por Objetivos
  • Administração por Objetivos (APO)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!