ORIGENES FINAL

2563 palavras 11 páginas
SEMINÁRIO ADVENTISTA LATINO-AMERICANO DE TEOLOGIA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA

HELDER VINICIUS
JAIR FERREIRA LIMA
JOAO PAULO FEITOSA DELMONDES
GABRIEL BALTAZAR JORGE
GEOVANE DIAS FERREIRA JUNIOR
GILDASIO DE JESUS
GLEISSON CRUZ

ORÍGENES E O UNIVERSALISMO

CACHOEIRA-BA
2015

HELDER VINICIUS
JAIR FERREIRA LIMA
JOAO PAULO FEITOSA DELMONDES
GABRIEL BALTAZAR JORGE
GEOVANE DIAS FERREIRA JUNIOR
GILDASIO DE JESUS
GLEISSON CRUZ

ORÍGENES E O UNIVERSALISMO

Pesquisa sobre o Universalismo, da Disciplina de História Eclesiástica I, como requisito parcial para aquisição de notas do Curso de Teologia do SALT - IAENE (Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia).
Professor: Natan Silva

CACHOEIRA-BA
2015

1. UNIVERSALISMO
É uma crença que traz na sua fundamentação argumentativa a ideia que todas as pessoas acabarão por serem salvas. Ela tem sido afirmada por diversas vezes em diferentes contextos ao longo da história da igreja cristã. Alguns crêem que a narrativa bíblica segue nessa direção. Tendo em vista que “o propósito divino da salvação é maior que as exigências legais de sua integridade e justiça conforme manifestas no juizo” (TRATADO, 2011).
Conforme o dictionary (2012) a crença universalista sustenta que todos os homens são predestinados para a salvação. Afirma ainda que a religião é uma qualidade humana universal, o que contrasta com as religiões não-universalistas. Vale salientar que o contexto empregado para religião é um conjunto de crenças sobre a causa, a natureza e o propósito do universo (ibid).
O universalismo soterológico não se constitui como algo novo no mundo teológico. Historicamente essa crença é conhecida como apokatastasis, nega que exista uma condenação final “castigo eterno”. Ou seja, “é o ensino que todos os seres humanos serão salvos no final de uma maneira ou de outra” (TRATADO, 2011, P.943). O conceito de salvação universal vem desde os primeiros mestres gnósticos, no século I. Eles criam que na

Relacionados

  • GEOGRAFIA E ARQUEOLOGIA B BLICAS
    31843 palavras | 128 páginas
  • Historia critica de la arquitectura
    135316 palavras | 542 páginas
  • Cr Tica Textual Do NT Wilson Paroschi
    87605 palavras | 351 páginas
  • Levi-strauss-claude-antropologia-estructural
    178394 palavras | 714 páginas