Origenalidade do teatro do Teatro

584 palavras 3 páginas
Cleidson Gomes Pereira
Originalidade do teatro
A tragédia grega: uma manifestação política, de Matheus Barros discorre primeiramente que o trágico é a manifestação do pensamento político em forma de Espetáculo e em um segundo momento, ele analisa a mensagem do espetáculo trágico em relação à cidade e o humano isto é o seu contexto.
Para melhor compreensão ressalto que a palavra "tragédia" tornou-se uma aplicação para designar um acontecimento doloroso. Aqui tragédia é uma forma de expressão artística.
A Tragédia nasce quando os rituais de Dioniso são postos sob o patrocínio de uma autoridade forte apoiada no povo, ou seja, um tirano, o já aludido Pisístrato. Seguindo o modelo tirânico no âmbito do religioso, o tirano também procurava sublevar o poder das famílias aristocráticas: Matheus Barros p.32.
As encenações teatrais gregas derivaram dos cultos dedicados a Dionísio: “Afirmei anteriormente que a Tragédia Grega possui um vínculo com o culto de Dioniso, a questão é mais profunda que esta simples afirmação.” Matheus Barros p.34.
O teatro, as encenações trágicas, tais como as conhecemos, teve início com o culto a Dionísio, a Tragédia é a mais pura criação da cultura grega antiga.
Nasce neste contexto vivido uma nova forma de convivência, isto é de pensar, de participar criada pelos gregos, surge à democracia, contexto o era de racionalização.
Para Matheus Barros p.45
Com nova forma de convivência queremos dizer uma nova forma de pensar o poder e sua ação, pois após a queda dos reinos micênicos, não mais se viu aquele modelo de realeza vigorar no Mundo Grego. O que passou então a existir foi um grupo, chamado muitas vezes de aristocratas, composto das famílias eminentes, sempre em uma constante tensão estavam equidistantes no que tange o poder de governar as nascentes poleis. A Atenas do V século é tida como o exemplo onde a possibilidade da ação política esteve mais alargada, no citado período o corpo de cidadãos abriu-se tanto para homens que nasciam

Relacionados