Origemdosol

402 palavras 2 páginas
Provável origem do Sol e dos Planetas

Teoria de Buffon, 1749: Num dado momento da história do universo ter-se-ia registado uma catástrofe. Um cometa teria chocado com o sol e durante o choque resultaria a emissão de um filamento de matéria solar, que esfriando e condensado, teria dado origem aos planetas dispersos em rosário no filamento.

Teoria de Chamberlain e Multon, 1900: Antes de existirem os planetas, uma estrela teria passado junto ao sol, arrancando parte dele. O material ter-se-ia condensado em blocos que ficariam orbitando na direção em que haviam ter sido arrancados. Os pedaços ter-se-iam juntado, formando, deste modo os planetas.

Teoria nebular de Kant e Laplace, 1796: A formação do sistema Solar seria devido a contração de uma nebulosa gasosa em rotação. Esta nebulosa teria adquirido rapidamente a forma de um disco com uma saliência na parte central. Essa saliência iria aumentando, assim como a velocidade de rotação, originando no centro o protossol. Dele, de tempos a tempos, saltar-se-iam anéis de matéria que iriam dando origem a cada um dos planetas conhecidos.

Críticas a estas teorias:

No caso da Teoria nebular, a velocidade de rotação do sol deveria ser maior e os gases ejetados pelo sol deveriam ter-se espalhado pelo espaço, em vez de condensarem sob forma de planetas.
Na Teoria de Chamberlain, a intervenção de uma estrela “intrusa”, explicaria o aparecimento de planetas, assim como a baixa velocidade de rotação do sol. Contudo esta teoria também foi abandonada, por ser extremamente improvável a passagem de uma estrela tão próxima do sol. Além disso, o material arrancado certamente cairia novamente sobre o sol e não formaria planetas.

Teoria nebular reformulada: Segundo esta teoria, no enorme espaço que separa as diferentes estrelas da nossa galáxia havia uma nébula formada por gases e uma poeira muito difusa que teriam sido os pontos de partida para a formação do Sistema Solar. Na evolução da nébula solar são considerados:
Presença de

Relacionados