ORIGEM E URBANIZAÇÁO DAS PRIMEIRAS CIDADES INDO – HARAPPA E MOHENJO-DARO

1119 palavras 5 páginas
ORIGEM E URBANIZAÇÁO DAS PRIMEIRAS CIDADES
INDO – HARAPPA E MOHENJO-DARO

O estudo das origens das cidades não se mostra muito claro devido ao fato que a maior parte das alterações teve inicio antes de se ter aberto o registro histórico. Há também outras dificuldades, pois nenhuma das cidades mais antigas foi totalmente desenterrada até hoje e algumas são habitadas ainda na atualidade dificultando a intervenção de historiadores e outros interessados na descoberta ou comprovação de fatos ou ocorrências nessas localidades.
Devido a isso fica uma lacuna de mais ou menos 5000 anos de historia urbana que se acham espalhados em dezenas de sítios explorados apenas parcialmente. No texto a seguir vamos nos ater a descobertas de dois desses sítios: Harappa e Mohenjo-Daro que se localizam no vale Indo, situada a noroeste do Paquistão. Não podemos seguir adiante sem mencionar qual foram as duas grandes civilizações em que a cidade a princípio tomou forma, o Egito e a Mesopotâmia. Embora elas tenham diferenças entre si, o que torna mais difícil qualquer coisa semelhante a um quadro geral das origens das cidades precisamos estabelecer que todas começaram de uma mesma necessidade, que era a proteção de si mesmo e de suas propriedades.
As sociedades primitivas tiveram um longo processo de evolução há mais de um milênio, se transformando, organizando, aperfeiçoando. A partir disso passaram a um outro estagio, o de sociedade pré-industrial.
A evolução urbana inicia-se com as primeiras cidades da Mesopotâmia, segue com as cidades ao longo do Nilo, estende-se ao Indo e a região mediterrânea e finalmente chega à China.
Sabe-se que as primeiras cidades formaram-se por volta de 3500 a.C. no vale compreendido pelo Tigre e Eufrates, que tinham solo fértil e suprimento de água, além de se localizarem em uma região de cruzamento de estradas que era um meio de comunicação entre povos de diferentes culturas, o que contribuiu para a evolução das vilas e povoados para as cidades.
Por

Relacionados